Resenha
A Menina que roubava Livros
A história acontece na Alemanha no periodo entre 1939 a 1943, periodo de guerras, e quem governava era o Führer Adolf Hitler.
A menina roubadora de livros chama - se Liesel Meminger, seu irmão Werner, morre em seus braços. No enterro de seu irmão acontece o primeiro roubo, o livro é O manual do coveiro, ela o guarda consigo mesmo sem saber ler, marcando seu primeiro encontro com a morte e a recordação de seu irmão.
Sua mãe era comunista, e por não ter condições de criá - la a entrega a um casal Hans Hubermann e Rosa Hubermann, também uma família pobre, onde passam por necessidades. Ele é um pintor desempregado e Rosa uma dona de casa um tanto rabugenta, e lavava roupas para o sustento. É nesta realidade, na rua Himmel ( em alemão significa"céu") onde acontece o desenrolar dessa história.
É no meio de tudo isso que a meninna Liesel tem que viver, nesta realidade dura, nas dificuldades, na falta de comida e na conquista do afeto com os novos pais.
Hans ao descobrir que Liesel tem um livro e não sabe ler, começa a ensiná - la. Todas as noites, juntos aos poucos eles começam a ler o manual do coveiro. É assim que aos poucos a roubadora de livros vai aperfeiçoando sua leitura e criando amor pelos livros, pela leitura e um dia após o outro ela começa a roubar outros livros e ficava com um peso na consciência, algo de quem rouba.
Pessoas importantes na vida de Liesel Memimger:
*Max Vanderbur, um judeu que seu pai adotivo por ter uma dívida com ele, obriga - se a abrigá - lo no porão da casa e Liesel torna - se amiga deste homem. não podendo falar para ninguém da existência dele no porão senão poderiam ser castigados.
*Rudy Steiner, seu amigo e namorado, é com ele que ela vive vários momentos importantes de sua vida como jogos de bola, roubos de comida e até mesmo roubos de livros.
*A esposa do Prefeito, ela demorou para descobrir que ela era sua amiga.
❀Achei muito interessante a parte da história, a relação de Adorei na história, quando conta a relação de Liesel com a esposa do prefeito. Ela mostra para Liesel a sua biblioteca, ela fica deslumbrada com a quantidade de livros, ela quer ver, sentir, olhar, pegar.
(Nesta parte eu me vi na história, pois eu adoro conhecer novas bibliotecas, livrarias, cebos e ainda tocar, sentir, cheirar, passar os dedos nas letras em relevo na capa do livro, amo! A capa, a ilustração, tudo me chama atenção do livro e por fim presto atenção no assunto, tipo de literatura).
E assim, a cada vez pegava um livro emprestado. Logo Liesel começa a roubar, o que ela não desconfiava é que a mulher do prefeito sabia dos roubos e numa carta a revela.
❀Alguns pontos do livro que julgo importantes:
❀Liesel, uma criança que passa por momentos tristes, mortes, perdas, dificuldades;
❀Família adotiva, conquista de afeto, do espaço, amigos;
❀Amizade com Rudy Steiner;
❀Aprendendo a ler com Hans Hubermann;
❀Toda a situação de guerra, o nazismo, os judeus, protegidos dos bonbardeios no porão do vizinho e o amigo judeu escondido no porão da casa dos Hubermann;
❀Leituras no porão, a magia da leitura trazendo mudanças para a realidade;
❀Roubo de livros, como se suprise tudo o que a menina sentia, lhe trazendo felicidade e ao mesmo tempo sentimento de culpa pelo roubo, medo de ter sido vista;
❀Roubo de comida com seu amigo Rudy;
❀Perdas e mais perdas;
❀Salva pela leitura;
❀A morte;
❀Ao longo da leitura você vai desconbrindo quem é o narrador da história, confesso que eu demorei um pouco para percer e até reli algumas partes para ficar claro. Até porque eu não sabia nada do livro e não tinha lido nada sobre ele.
Como explicar os roubos de Liesel Memimger? o que isso significava? o que significava a leitura para ela?
Como explicar os roubos de Liesel Memimger? o que isso significava? o que significava a leitura para ela?
Lendo o livro e também falando com pessoas que já leram o livro, tudo indica que a culminancia do livro é a morte, ou o roubo da menina.
❀Para mim a mensagem deste livro é a força da leitura, nos diversos momnetos da vida, sendo capaz de mudar as situações, ultrapassando as barreiras, até mesmo a morte.
❀Para mim a mensagem deste livro é a força da leitura, nos diversos momnetos da vida, sendo capaz de mudar as situações, ultrapassando as barreiras, até mesmo a morte.
❀A leitura deste livro reforçou em mim algo que sempre tive comigo, que é importante ler, ter o ábito da leitura, não importa o que lê o importante é que leia! Porque além dela nos ensinar, abrir a mente, podemos viajar com ela, ir a lugares, conhecer diversidade de coisas e na nossa realidade pessoal ela pode ser uma coragem, um ânimo, uma força que nos implusiona.
❀Não deixe que conhecer a Liesel Meminger, a roubadora de livros, concerteza você vai se apaixonar por ela e pela leitura.❀
Sou suspeita em falar, pois eu adorei este livro, muito bom mesmo!recomendo!
ResponderExcluirLi este livroo há um tempão!
ResponderExcluirAdoorei! Achei lindo o final, apesar de que chorei litros... D:
Beeejos!
Bia | Livros e atitudes
Eu adoro, amo e sou fascinada por esse livro!
ResponderExcluirO Rudy é a coisa mais fofa que existe nesse mundo!
Foi o primeiro livro que chorei pra caramba. Só de me lembrar dele eu fico emocionada!
Li ele há um tempo e fico sempre querendo reler ;D
Beijos
Tem post novo lá no blog: http://osbastidoresdoamor.blogspot.com/2011/06/na-minha-caixa-de-correio-4.html
Já li esse livro e gostei muito...
ResponderExcluirA sua resenha está realmente muito boa, bem detalhada, meus parabéns!
Eu não encontrei meio de contato, então vou falar aqui mesmo...
Estou começando um blog agora que fala sobre livros e coisinhas do universo feminino, se você puder dar uma olhada, eu gostaria de propor uma parceria, se você estiver interessada.
Esse começo é difícil pra todos, e precisamos de apoio mútuo.
Agradeço desde já..
Beijos
Laiara
Blog Sua Louca! http://sempreumalouca.blogspot.com
Olá Vanessa.
ResponderExcluirEsse livro é demais, gostei muito da sua resenha, como vc já sabe também resenhei ele no meu blog.
Abçs!!
http://devoradordeletras.blogspot.com/