Destaques

Crônica: O Mundo Perfeito das Redes Sociais

Olá leitores lindos, quero saber se podemos conhecer quem vocês realmente são pelos perfis que vocês seguem nas redes sociais?
Se analisássemos todos os perfis que vocês acompanham, poderemos ter uma verdadeira imagem de vocês? 
O texto de hoje fala desse mundão "perfeito" que todos nós fazemos parte.

E quem quiser, siga no Instagram a equipe aqui do Diário de Incentivo à Leitura:
@nessaleitora
@cotonho72
@insta.nandarocha

Não esqueçam de clicar no play, ler, comentar, compartilhar.


*******

O mundo perfeito das redes sociais

Resultado de imagem para celular tumblr
Quem você segue nas redes sociais? Pessoas "normais" ou celebridades? O comum ou o diferente? O simples ou o "perfeito"? Mas quem disse que a simplicidade não é perfeita?

Cada vez mais, e especificamente no Instagram, vimos fotos perfeitas, vidas perfeitas, emprego dos sonhos. São ou pessoas que trabalham com mídia (blogueiros, youtubers) ou pessoas que passam a imagem da perfeição. São viagens, quase sempre internacionais, aeroportos é quase a segunda casa porque sim, o bonito é viajar de avião e para fora do país. 

São roupas que não tem nenhum sinal de amassada, calçados que recém sairam da fábrica, cabelos de propaganda de shampoo, peles lindas, perfeitas sem manchas. Fotos de objetos são tiradas de lugares dos sonhos, as casas são sempre aquelas que sempre sonhamos em morar. 

Relacionamentos perfeitos, famílias carinhosas que não discutem, que apoiam, viajam junto, são chiques juntos. Mas até onde tudo isso acontece de verdade? Até onde essa perfeição existe mesmo? Até onde as fotos são montagens? Até onde a felicidade é real?
Resultado de imagem para celular tumblr
Porque não ver fotos de viagens nacionais mesmo, nosso país tem tantooooooo lugar maravilhoso, viagens aquelas feitas de busão mesmo, e olha que há ônibus super equipados muito confortáveis ou até de carro. Porque não? Claro que conhecer outros países é legal, eu tenho minha listinha de sonhos internacionais, mas só lá fora também não né?  Porque você leitor não "viaja" para o bairro vizinho e mostra nas redes sociais? Mostre a sua realidade.

Porque não mostrar o dia a dia como ele é? Claro que todos gostam de fotos bonitas, que inspirem, mas vamos ter em mente que mundo perfeito, sem manchas, amassados, sem problemas...não existe. Vamos sim seguir pessoas que nos inspirem mas não vamos deixar que essas fotos nos cause uma lavagem cerebral! Vamos admirar coisas bonitas e nos orgulhar de nossas fotos, vamos principalmente seguir quem tem haver com o que acreditamos. 

Esse é um ponto muito importante: saber o que queremos de nossas vidas, saber quais nossos valores, objetivos, o que acreditamos e seguir pessoas que tenham relação com tudo isso. Vamos seguir pessoas que nos acrescentem, que gostem das coisas que gostamos mas sem neuras. Vamos equilibrar perfis talvez "perfeitos" com perfis mais reais mesmo, vamos dosar melhor o que vemos, vamos ver coisas bonitas sem deixar de ver coisas reais, momentos reais, momentos "normais". 
Resultado de imagem para fotos de moça tumblr
E vamos procurar não criar um mundo paralelo em nosso perfil, mostre o que você gosta, mas sem esquecer de mostrar a verdade. Seja verdadeiro com você e com os outros. Não deixe que as redes sociais te tragam angústia por não ter o que está nas fotos que vê, não deixe que seu ânimo caia e quem sabe até entre em depressão por causa de um mundo de mentirinhas, de ajustes em editores de fotos, de um mundo criado pela indústria para que você acredite que precisa daquela bolsa de marca senão você não será feliz. 

Siga pessoas que te acrescentem algo, que te coloquem para cima, que tenham algo que você quer saber mais. Faça da sua rede social virtual um mundo que te impulsione para frente, faça da sua rede social virtual uma aliada, uma amiga que vai te dar aquela força ao mostrar que teus problemas são reais e que tem muita gente que passa por eles com garra e coragem. Faça da sua rede social virtual um lugar que vai te ajudar a aprender coisas, a ter orgulho de quem tu realmente é. 




Comentários
22 Comentários

22 comentários :

  1. É preciso prestar atenção no que absorvemos na internet. Saber valorizar as nossas vidas ao em vez de copiar o que vemos pelas redes sociais é fundamental!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  2. Amei, amei, amei, amei texto! Sério, eu vi até a sinopse de um livro da Sophie Kinsella, que fala sobre esse tema. Nas redes sociais parece a vidas das pessoas é perfeita, porque só mostram o que há de mais bonito lá, principalmente no Instagram. Mas a verdade é que a vida perfeita não existe e que todos tem problemas, não podemos nos iludir com fotos bonitas e nem querer buscar a perfeição porque ela não existe.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/08/top-7-novidades-da-semana_18.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Eu li um texto esta semana que falava sobre o mesmo item que o seu!! Gostei bastante de sua escrita.. :)

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  4. Nós vivemos numa época bastante egocêntrica, infelizmente algumas pessoas se apegam a surrealidade que mostram as fotos do instagram. As pessoas andam esquecendo que o melhor da vida mesmo é offline, e que aquele momento da foto feliz nem sempre é tão feliz assim... São apenas máscaras. Muito boa sua crítica!

    https://poetizandomaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda.
    Por um lado eu concordo muito com você porque infelizmente a maioria das pessoas mostram algo que não existe, mas por outro na questão das fotos perfeitas, sempre que vou colocar alguma foto em alguma rede social eu procuro colocar a que ficou melhor. Não porque eu queria mostrar ser uma pessoa que não sou, mas porque eu gosto de ver que sai bem na foto hehe. Mas entendo o que você quis dizer sobre a vida perfeita mostrada nas fotos. Por isso que não acredito em metade do que vejo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda!

    Adorei sua crônica! Infelizmente isso é verdade. As pessoas tendem a expôr só o lado bom de suas vidas nas redes sociais, e às vezes a gente fica com a impressão de que elas são superfelizes sendo que nem sempre é assim.

    Beijos,
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Super verdadeiro o seu texto. Todo mundo é perfeito no Facebook. Todos tem a vida desejada, relações boas, até a aparência invejável. Mas até onde essa vida perfeita é real? Até desanimo de entrar nos perfis alheios por conta disso. Facebook pra mim é mais pra visitar páginas e me distrair do que acompanhar a vida feliz dos outros, sabendo que no fundo, está bem longe de ser o que mostram ser. Ótima crônica!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa,
    Que lindo e verdadeiro texto! De fato, nas redes sociais (em especial Facebook e Instagram) todos (sem querer generalizar mas já generalizando KK) são felizes, sem nenhum momento de tristeza ou angústia, apesar de que sabemos que a realidade não é essa. Eu mesmo conheço pessoas que publicam fotos em lugares 'chiques' para mostrar pros outros que possuem grana e vivem uma vida excelente, mas vive recebendo cartinha de cobrança em casa hahah :p eu mesmo odeio tirar fotos, quem dirá publicar em rede social e.e estas, eu só uso pro lazer e pra ficar atualizado sobre
    assuntos que me interessam.

    Abraços,
    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda! Infelizmente a internet não me parece um lugar confiável de muitas formas e rede social muito menos. Como nem todo mundo que eu sigo e me segue é um amigo íntimo, já que uso as redes para trabalho tb, acho normal não mostrar tudo do meu dia a dia, mas acho importante mostra a verdade naquilo que se mostra e neste ponto eu concordo plenamente com vc. E claro, mais um texto ótimo e reflexivo seu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanda! Que texto reflexivo! Infelizmente a vida em redes sociais é muito superficial mesmo. Eu tento ao máximo não me envolver muito e postar só coisas que não dizem muito sobre a minha vida. Não gosto muito desse exibicionismo.

    Adorei o texto!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  11. Post incrível para refletir, pois muitas vezes esquecemos que só se mostra o lado bom da vida nas redes e acabamos nos deprimindo achamos que nossa vida é sempre pior que a dos outros. Adorei o post!

    Beijinhos e ótimo final de semana!
    http://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda!
    Se você abrir meu facebook vai encontrar tantos livros, rs.
    Eu não costumo publicar muito da minha vida particular lá. Tanto que um amigo me disse assim uma vez: 'nossa Ale, você não sai de casa'.
    Ai eu respondi: 'não é porque eu não publico no face que eu não saio de casa, né?'.
    Engraçado como tudo se baseia nas redes socais hoje em dia!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca tive redes sociais, facebook, instagram , nada... exatamente por achar q ñ acrescenta em nada na minha vida.
    e as pessoas acham isso super estranho, como se fosse quase uma obrigação ter.
    Gostei muito de texto.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amei...Fernanda!! Eu publico somente acontecimentos, ideias e posicionamentos do que realmente importa para mim e sou muito bem resolvida, acho uma bobagem ficarmos vivendo o irreal para agradar os outros.Tuas crônicas são maravilhosas...bju!!

    ResponderExcluir
  15. Seu texto aborda uma questão que eu e minhas amigas estávamos falando em sala de aula.
    Principalmente para as blogueiras de moda, maquiagem e coisa da tipo (nada contra elas, eu gosto de várias) mas se repararmos, elas vendem felicidade no instagram. Você precisa ter tal casa para ser feliz, você precisa disso e daquilo e por mais que eu entenda que aquilo é uma propaganda, elas deveriam ter mais consciência. Até onde isso vai? Só por dinheiro? Muitas pessoas são infelizes porque nunca alcançaram o padrão de felicidade delas porque não é real e isto é triste.
    É necessário se preocupar mais com este mundo perfeito e entender que não é tão perfeito assim.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa.
    Mais uma ótima reflexão. As pessoas tendem a se deslumbrar e se deixar fascinar pelo diferente, pelo que não lhes é comum. Devemos sempre estar atentos para só absorver aquilo que realmente possa nos acrescentar algo, nos ensinar algo de bom.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nanda!
    Nossa, essa música foi direto na infância.
    Adorei seu texto (como sempre).
    Eu vejo algumas fotos minhas nas redes sociais e creio que vou contra a essa vida perfeita hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  18. Oii
    só li verdades, muitas pessoas vivem de mostra uma imagem que não é real, até conheço pessoas que mostram algo, mas quem conhece sabe que é mentira. Acho que li um texto ou foi um vídeo que fala sobre a imagem que as pessoas transmitem nas redes sociais.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Fernanda, tudo bem?


    Mais um belo texto seu aqui, esse sigo pessoas normais e algumas que me interessam por algum motivo, mas não sou bitolado em nada e levo tudo com naturalidade, as pessoas as vezes fogem da realidade...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Cada dia você escreve melhor! Me orgulho de ti e de saber que tenho uma amiga que compartilha o dom da escrita comigo. Sensacional e profundo o texto! Amei! Eu tenho uma teoria meio pessimista de que os transtornos de ansiedade e depressão estão vinculados às redes sociais. Elas são ferramentas maravilhosas, mas possuem um lado sombrio: alimentam o ego humano, incentivam a competitividade, inflam a inveja, a cobiça e principalmente a decepção com a realidade. Como o capitalismo se alimenta da cobiça (vejo algo no outro que tb desejo e quero comprar tb), não é interessante para os poderosos da sociedade deixar de incentivar o vício da rede social. Quanto às viagens, eu tenho uma teoria: quem viaja muito quase sempre possui um vazio interior que quer ser preenchido por bens materiais, festas e viagens. Amo viajar, conhecer culturas e paisagens, mas o excesso de viagens demonstra a falta de satisfação com o próprio lar. Nem sempre aquele que tira foto sorrindo em festas está feliz... a felicidade verdadeira está em coisas tão simples que nenhuma foto será capaz de captar. Vejo que as pessoas estão muito vazias. "Parecer" estar feliz virou mais importante do que "Ser" feliz. As pessoas valorizam mais o que os outros pensam do que o que elas sentem... Por isso estamos vivendo a era mais depressiva e doente de todos os tempo...

    ResponderExcluir
  21. Adorei a sua crónica amiga. Mais força ai.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.