Resenha: O Último Adeus
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar sobre o livro "O último adeus" da autora Cynthia Hand, publicado pela Editora Darkside 💀. Este livro faz parte do selo DarkLove. Preciso comentar que a diagramação do livro está linda, em capa dura e com marca páginas de fitas. Perfeito❤
Este livro tem um tema que eu evito ler "Suicídio" e "Perda". Evito este tipo de história, porque sei que de alguma forma vou acabar associado o livro com a minha vida, e sei que irei me emocionar com a história. Mas eu fiquei tão curiosa que resolvi me lançar nesta leitura sem medo.
A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Alexis, ela está passando por um momento difícil, já fazem dois meses que seu irmão mais novo Tyler suicidou-se deixando apenas um bilhete, e ela ainda não conseguiu superar. Por conta disso ela começa a fazer sessões de terapia, e seu terapeuta lhe dá a tarefa de escrever um diário contando sobre seu primeiro e último encontro com Tyler como forma de colocar para fora o que sente. O livro fica dividido entre os capítulos do diário e a vida de Alex.
Conforme vamos lendo vamos nos aprofundando na vida de Alex e entendendo algumas de suas atitudes. Ela é uma garota no ensino médio, considerada uma nerd por gostar de matemática, e está sonhando em entrar no MIT, uma faculdade de matemática.
Alex se culpa pela morte do irmão, por não ter notado que ele não estava bem, por não ter impedido o suicídio, e ela se questiona por que ele teria feito aquilo, o que o levou a suicidar-se. Alex quer descobrir porque o irmão teria feito aquilo, porque parece que foi tudo programado, e a situação piora quando sua mãe diz sentir o perfume de Tyler na casa, ela sente sua presença. E depois disso Alex começa a ter a mesma sensação de sentir o perfume do irmão e chega até a vê-lo algumas vezes. É uma mistura de sentimentos que ela já não sabe o que é real e o que é da sua cabeça, e tudo que ela quer é descobrir o que ele quer, ou se ele deixou algo mal resolvido que agora ela terá que concluir para ele.
Os sentimentos de Alex são palpáveis, a autora nos faz sentir a perda através dos pensamentos de Alex e foi isso que mais mexeu comigo, porque muito do que a protagonista pensa ao longo da história, eu também pensei quando perdi meu irmão. (Para quem não sabe perdi um irmão mais novo em um acidente de moto há 3 anos). Tem momentos que ela sorri por algo e se questiona, como posso sorrir se eu perdi meu irmão? E outra coisa que me tocou fundo que foi algo que também aconteceu comigo, foi a questão da último despedida, do último momento que você não sabe que é o último, de dar tchau para a pessoa e não imaginar que aquele é o último adeus.
Não consegui conter as lágrimas, foi inevitável, meu coração não aguentou a dor de Alex, e quando eu percebi estava sofrendo pela perda do meu irmão. Só quem perde um irmão sabe o vazio que é, e é isso que Alex sente, um vazio sem fim. Fiquei muito emocionada, e mesmo agora escrevendo a resenha me vem todos sentimentos de novo, impossível eu não lembrar do meu irmão, e ao longo da leitura eu percebi que senti e pensei as mesmas coisas que a protagonista, a dor é forte, é latente, os anos passam, e fica a saudade, esse vazio.
Voltando a história, o que me chamou atenção foi que ao longo da história a autora vai nos mostrando a importância de seguir em frente, porque é preciso seguir. No início pensamos que nada mais vai ser como antes, mas com o tempo a dor ameniza, e aos poucos a vida vai voltando ao normal, e temos que seguir em frente, por mais difícil que seja.
Eu amei este livro, uma escrita envolvente e uma história emocionante, que nos toca fundo e faz pensar na vida, de como é importante aproveitar cada momento com as pessoas que amamos, pois não sabemos quando será o último adeus.
Esse livro é bem tocante!
ResponderExcluirdiamanteturquesa.blogspot.com
Amei sua resenha, achei o livro com uma história bem forte e muito curiosa! Deve ter sido uma leitura e tanto. ♥
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Olá Vanessa,
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha e meus sentimentos pela morte do seu irmão. Eu sei que não é fácil perder um ente querido ainda mais irmão.
Um beijo,
www.purestyle.com.br
Olá, Nessa! =)
ResponderExcluirEu sou louco para ler esse livro e gosto muito dessa temática porque essa coisa da depressão e suicídio está sendo um mal terrível e a gente precisa se informar sim e entender.
Só leio coisas positivas sobre o livro e receba meus sentimentos em relação a seu irmão.
Um beijo com carinho
Diego, Blog Vida & Letras
www.blogvidaeletras.blogspot.com
Nessa!
ResponderExcluirO livro parece bem triste e ler sobre os sentimentos de Alex deve ser doloroso.
Perdi meu irmão há 3 anos e até hoje sinto falta dele, mesmo que não tenha sido suicídio, é uma grande tristeza...
“A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Olá Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirQue resenha linda e já me deixou arrepiada, imagina o livro?!
Não conhecia, mas já coloquei na minha lista.
Beijos!
http://excentricagarota.blogspot.com.br
Lamento muito pelo seu irmão, Nessa! Tenho um irmão também, e prefiro nem pensar numa hipótese dessas. O livro já é emocionante por si só, e quanto próximo a uma realidade que você viveu, acaba se tornando mais comovente ainda né. Tenho muita curiosidade em ler O último adeus, e já imagino que vou ficar de ressaca literária depois!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Olá, Vanessa.
ResponderExcluirEu não gosto muito dessa cor, mas acredito que a edição deva estar maravilhosa mesmo. É um livro que eu desejo ler mais para a frente. É bem difícil perder alguém. Eu perdi meu pai em abril do ano passado e até agora ainda tem horas que dói tanto.
Prefácio
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirJá tinha visto várias postagens desse livro, mas nunca tinha lido a resenha e nem sabia do que se tratava. Saber que o livro retrata suicídio e perda já me deixa louca para lê-lo, pois é um dos meus temas preferidos. Acho que também me emocionaria com a história e acabaria como você, nas lágrimas!
Beijos,
Gnoma Leitora
Helloo, Vanessa! Tudo numa nice?!
ResponderExcluirLamento muito a perda de seu irmão, e só posso imaginar o que você sentiu ao ler esse livro. O último adeus foi uma surpresa maravilhosa para mim. Foi o melhor YA que li no ano e foi o um dos meus três livros favoritos de 2016. Eu amei a estória e consegui sentir o luto e todas dores e o sentimento de perda da protagonista. Foi arrebatador e triste, mas emocionante e sincero. Chorei horrores com esse livro. Tipo, nas últimas cem páginas eu estava chorando sem controle e no fim do dia eu estava com dor de cabeça do tanto que chorei. Mas eu amei a leitura e altamente recomendo.
Beijin...
Pieces of Alana Gabriela
Não conhecia esse livro ainda mas adorei a proposta, a lição que ele passa. Fiquei com vontade de ler. Bjs
ResponderExcluirwww.mayaravieira.com.br
Oi Nessa!
ResponderExcluirEu comprei e recebi esse livro recentemente e confesso que li sua resenha em estado de tensão com medo de ler spoilers hahaha nunca se sabe, né?
Parabéns pela resenha!
E sinto muito pela sua perda e sua dor!
Fique bem! :)
Tenho certeza de que eu vou chorar litros também!
Beijos.
Alana Marques
colecionadoresdelivross.blogspot.com.br
Eu também evito ler histórias com esse tema amiga. Mas já que você gostou tanto desse livro, acho que vale a pena dar uma chance sim.
ResponderExcluirMil beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Oi, Nessa!
ResponderExcluirEu estou criando forças emocionais para ler esse livro. Já que ele tem uma pegada de Os 13 Porquês e esse livro mexeu muito comigo.
Beijos
Balaio de Babados
Nossa, deve ser muito bom esse livro... primeira vez que vejo uma resenha dele.
ResponderExcluirValeu pela dica lindona :)
Beijo.
| O Blog Que Não é Blog |
| Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |
| Cadastre-se no Clixsense e Ganhe por Clicar em Links |
Olá!
ResponderExcluirNossa, eu não conhecia esse livro e esse é o livro que eu compraria só pela capa, porque eu achei muito lindinho!
Eu adorei sua resenha, estou precisando mesmo de ler um livro para chorar. Vou correndo comprar!
https://quetal-carol.blogspot.com.br/
Uauuu incrível a história
ResponderExcluirAmeiii
Gostei muito da sua resenha
E a capa esta realmente linda
Seguindo seu blog ja
Bjinhos
Só os Loucos Sentem
Instagram
Fan Page
Google +
Oi Nessa!
ResponderExcluirEu ainda não li, mas acho que vou chorar tb, só pela resenha eu já sinto rsrrss Parece ter uma mensagem lindíssima! Adorei a indicação!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Que premissa interessante , não conhecia, a Darkiside está arrasando né. ultimamente estou a procura de livros com temática forte, polêmica. sua resenha está ótima, beijos
ResponderExcluirTaynara Mello
www.indicarlivros.com
Oi
ResponderExcluirjá vi falarem muito bem desse livro, parece ser emocionante ainda mais com esse tema, a sua resenha lembrou uns dois livros que li, mas esse parece ser bem mais intenso.
Que sabe algum dia eu leia esse.
https://momentocrivelli.blogspot.com.br/
Gostei da resenha Nessa e percebe que os seus sentimentos estão bem latentes dentro dela. Parece ser uma história tocante e emocionante e se tiver oportunidade pretendo ler o livro. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Olá lindona, eu estou lendo esse livro atualmente. estou mando cada detalhe. a história te prende desde sempre.
ResponderExcluirEstou amando <3
Amei sua resenha.
Beijos.
meumundosecreto
Oi Vanessa, tudo bem?
ResponderExcluirEm primeiro lugar meus sentimentos por sua perda! Eu tenho uma irmã mais nova e sei o quanto seria terrível pra mim perdê-la. Por isso posso entender a sua dor e saudade. Eu não sei se teria coragem de ler este livro, justamente por lidar com um tema tão forte e triste como este. Sua resenha ficou perfeita. Fique bem lindona.
Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Olá Vanessa,
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio desse livro, não fazia ideia do que se tratava e nem o que espera do livro, com certeza vai para a minha lista de desejados....ótima resenha...bjs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/