Destaques

Bullet Journal: Como eu fiz

Oi meus amores, tudo bem? Hoje venho compartilhar com vocês como ficou, aliás como está ficando meu Bullet Jounal.

Este ano eu senti a necessidade de fazer planejamento, eu andava muito desorganizada, esquecendo de coisas importantes, foi quando eu descobri o Planner e o Bullet Journal. Depois de fazer uma pesquisa sobre os dois, cheguei a conclusão que este contemplaria tudo que eu precisava, e o que eu achei mais legal, é que eu mesma o construiria do meu jeitinho, ao mesmo tempo que terei nele tudo registrado como um diário.

Para quem não conhece, Bullet Journal é uma Agenda/diário, que você mesmo faz, organiza como quiser. Não tem muitas regras, nem normas, é livre, basta você ter um caderno e canetas.

Quem criou o Bullet Journal foi o Ryder Carrol, no site dele aqui , ele mostra várias ideias para construção de um, mas nada é obrigatório, são só ideias para melhor se organizar.

De modo bem geral vou falar sobre o que você pode fazer no Bullet Journal.
Primeiro você compra um caderno, pode ser com pauta ou sem, quadriculado ou pontilhado. O meu é sem pauta, pois eu queria desenhar, mas isso fica a critério de cada um. 
A caneta mais indicada para escrever e fazer desenhos é a Nanquim, pois tem a ponta fina e não mancha o verso da folha. Para deixá-lo mais bonitinho, você pode incrementar com adesivos, post-its, isso vai da criatividade de cada um. Pronto, é só começar.

Dicas:
1. Enumere as páginas: para poder organizar suas tarefas e melhor encontra-las;
2. Índice: para você através dele encontrar o que deseja mais rapidamente;
3. Legenda: crie a sua, com símbolos para suas tarefas. (Tarefa realizada, não realizada, eventos, favoritos, algo que não conseguiu realizar e terá que fazer outros dia...).
4. Listas: crie listas de coisas que você quer fazer, como por exemplo metas, leituras...
5.Capítulos divididos pelos meses do ano;
6. Cada mês você pode organizar pelos dias da semana e assim fazer seu planejamento semanal;
7. Use post-it, adesivos para destacar coisas importantes, desenhe. 
Você pode dividir seu Bullet Journal como quiser, nada aqui é obrigatório, são ideias. E isso é o legal, você vai construindo ele ao longo do ano. 
Abaixo algumas páginas do meu Bullet Journal
(Esses desenhos, calendários, cabeçalhos, tem tudo na internet)
Ainda tem muito coisa para eu fazer nele, quero por mais desenhos, fazer mais listas. É bem legal de fazer, eu estou gostando. 

Calendários temáticos, veja aqui para baixar.

No vídeo a baixo eu mostro mais como o ficou o meu Bullet Journal, se ficou curioso vem comigo.

            

Comentários
18 Comentários

18 comentários :

  1. Oi Nessa!
    Ficou lindo seu bullet journal!
    Tô pensando em fazer um planner pra me ajudar na organização das postagens do blog,pelo que tenho visto das pessoas que tem parece que ajuda bastante!
    Adorei seus desenhos! :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica e também do vídeo Nessa. É bom que dá para nos organizarmos, além de criar um cronograma interessante. Beijo!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah Nessa! Que fofinho <3
    Se eu não fosse um tanto desorganizada, até faria um pra mim. Não consigo me acostumar com essas coisas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa

    Amo essas coisas e parquerei meses o Planner, mas nunca tive coragem de comprar.
    Acabei fazendo o meu próprio planner, mas não ficou esse encanto que ficou seu Bullet Jornal.
    Ótimo post.

    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa, tudo bem?
    Conheço o planner, mas não sabia do bullet jornal. O seu ficou lindo demais!
    Sou bem desorganizada também, estou planejando fazer um...tomara que dê certo.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que amor *--*
    Eu queria fazer um pra mim também rs
    Vou ver se acho um tempinho pra eu criar um lindo como o seu <3

    Um beijo,
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
  7. Oi
    adorei, preciso fazer um assim pra me organizar para o blog, porque penso em postagem e depois esqueço.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Descobri a pouco esse tal de bullet journal, e confesso que adoraria criar um, mas minha criatividade não é muito boa e nem sei desenhar direito, então acho que optarei por um planner mesmo, haha. O seu está ficando lindo, adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio literário

    ResponderExcluir
  9. Olá, ainda não conhecia o Bullet Journal. No final do ano criei um planner fiz com caderno normal e depois fui enfeitando ao meu gosto, antes não tinha nada para escrever e as coisas ficavam um pouco desorganizadas, mais o planner tem me ajudado bastante. Amei o seu bullet, ficou lindo. ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi ^^
    ficou lindo o seu, o meu é bem simples mesmo. Só pra ajeitar meu blog e acompanhar meus seriados.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, Nessa, que coisa mais linda!
    Eu me considero uma pessoa bastante organizada, sempre anoto o que precisa ser feito, mas ultimamente tenho usado bem mais as notas do meu celular (por ser mais prático) do que qualquer outra coisa. Vendo sendo Bullet Journal, no entanto, fiquei com uma super vontade de fazer um também! haha Seus desenhos são lindos, a propósito.
    xx

    A Blanket Fort

    ResponderExcluir
  12. Que maravilhoso! Amei!! E que dedicação pra fazer, hein? Parabéns! Valeu mt a pena, está lindo demais!! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa! Que lindo, eu achei sensacional! Pena que começo usando e depois deixo de lado, tanto que já desencanei de comprar agendas, essas coisas. mas que está lindo, está!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. ficou lindo Nessa, eu comprei o meu, adoro personalizar, mas acabei me apaixonando pelo o que Isabela do blog Globo literário fez, não resisti e comprei. A forma que você fez ficou muito fofo. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Vanessa.
    Eu amei. Como você é caprichosa. Eu até queria ser assim, mas sou um horror para fazer essas coisas e vou passar tanta raiva que prefiro nem fazer hehe. Parabéns, ficou muito lindo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Olá, Vanessa.
    Bem legal essa dica. Fica bonito e muito útil.
    Acho que farei um para mim também.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores, dividindo um vale compras e dois livros.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.