Destaques

Crônica: Medo e Superação


Olá pessoal, como estão?  Como estão superando os desafios de todo dia? E os medos? Vocês estão lembrados da primeira crônica do ano onde eu falei sobre superar limites? 
Quem foi "tocado" pelo texto está superando seus limites mesmo ou a vontade ficou só na leitura? 

Hoje venho falar de algo bem interligado com a superação de limites: venho falar sobre medo. O tema de hoje foi sugestão feita pela minha amiga querida que sempre comenta aqui, a Taty Casarino. Esse tema rende várias postagens, mas hoje começo a falar um pouquinho sobre esse assunto tão delicado quando trata da vida da gente. Outras postagens virão.

Quem tiver sugestões de temas para as crônicas deixe nos comentários. Agora cliquem no play e boa leitura à todos.

Abraços com muita energia positiva.

*******

Medo e Superação

Resultado de imagem para mulher pensando na vida

O que mais te limita na vida? O que te impede de fazer muitas coisas que gostaria? Por que essas coisas te impedem de ser você mesma? 

Acredito que para a maioria das coisas o que impede de ir adiante é o medo.

Medo tem duas caras: uma que é de nos preservar a vida, de nos impedir de fazer loucuras que podem custar nosso lugarzinho nesse mundo e outra que é o simples receio de sermos quem somos e é desse lado que quero falar hoje. 

Quantas vezes sentimos medo de sermos quem somos de verdade? Quantas vezes nos escondemos das pessoas por sermos acima do peso, ou muito magros ou muito altos? Quantas vezes sentimos medo de falar do que gostamos, de ser quem somos? Esse medo nos limita demais, nos impede de viver. 

Obviamente que hoje em dia temos dezenas de motivos para sentir medo: de assalto, de acidente, da crise econômica, de temporal (pelo menos aqui no sul o povo anda ressabiado com tanto temporal), etc. Tudo bem, mas não podemos deixar que esse medos nos impeçam de viver. 

Quanto às situações que não podemos controlar diretamente (assaltos, acidentes, temporais, crise, ...) temos a saída de nos precaver da melhor forma e confiar que nada nos acontecerá, energia positiva faz bem, porém, quanto às situações que podemos sim, que temos poderes sim de influenciar muito diretamente (medo de falar, de ser quem somos, de ir atrás de um sonho, etc), esses nós temos o dever de enfrentar porque é da nossa vida que estamos falando, é de nosso bem estar que estamos tratando e ninguém vai ficar aqui nesse mundo para semente não. 
Resultado de imagem para mulher sentada pensando no amor
Medo com certeza é mais complexo do que imaginamos ser, medo pode ser um sentimento bem escondido dentro de nós por uma situação que tenhamos vivido há muitos anos e que nos machucou e isso pode ser algo simples como uma frase inocente que alguém nos disse mas que causou grandes estragos em nós. Precisamos ter a força, e temos essa força sim, de procurar dentro da gente o que alimenta esses medos, precisamos descobrir a origem para poder enfrentar e melhorar, e nos curar. Ninguém precisa saber quais são nossos medos, ninguém precisa saber a origem deles mas, nós sim precisamos saber disso...quem quer dar um passo rumo à superação, precisa sim fazer isso. 

Quantas pessoas tem o prazer de esculachar os outros, de humilhar, de rir da cara dos outros da pior maneira possível...quem passa por essas situações nunca esquece mas não podemos ter medo disso!! Precisamos aceitar que somos pessoas diferentes, com personalidades diferentes e que ninguém tem o direito de tirar nosso bom humor, nossa alegria, ninguém tem o direito de destruir nossa personalidade. Precisamos enfrentar esse medo e ser sim quem queremos ser, precisamos ter mais orgulho de quem somos pois somos únicos. Precisamos superar essas barreiras internas, precisamos antes de qualquer outra coisa que se julgue urgente: precisamos enfrentar nossos medos internos e superar nós mesmos antes de qualquer coisa, pois nada é mais importante, nada é mais espetacular do que sermos quem somos de verdade e mostrar para o mundo que somos felizes dessa maneira.
Imagem relacionada
Claro que sempre temos o que melhorar, o que corrigir em nós mesmos, temos defeitos, temos bloqueios mas só o fato de admitirmos nossos defeitos, de irmos atrás do conserto deles, só o fato de termos orgulho de sermos seres imperfeitos em busca de amadurecimento....isso basta para mandar qualquer medo embora. 

Trabalhar com nossos medos internos pode ser libertador e a sensação ser algo inesquecível. Superar nossos medos é mais do que um simples desafio: são as maiores superações que podemos ter na vida e em toda a caminhada de superação há aprendizados importantes. Aprenda, se supere, seja feliz, seja leve. 



Comentários
44 Comentários

44 comentários :

  1. Amei a crônica <3 Estou passando por uma fase na minha vida onde o medo tem tomado conta. Medo do novo, medo de não ser aceita, medo de não conseguir aquilo que realmente desejo, medo de fazer uma escolha errada... aos poucos eu sei vou superando cada uma delas, mas não é tão fácil :/
    Seu texto ajudou bastante! <3

    http://101livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allana!!
      Sim, fácil não é mas a sensação de superar cada medinho nosso vale a pena o esforço. Boas energias nas suas superações!!

      Excluir
  2. Foi um texto lindo, Nessa. Parabéns pela escrita inspiradora.
    O medo trava a g ente né? A gente deixa problemas e dores irem longe demais por medo de saber o que há por detrás daquilo até que quando percebemos esses problemas já estão tão grandes capaz de derrubar a gente. O medo nos impede de fazer tanta coisa; ficamos estáticos parados num lugar confortável nesse mundo tão versátil de mudanças constantes. Quem deixa o medo tomar conta acaba ficando para trás, infelizmente.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego,
      Aqui não é a Nessa, é a Fernanda (tem o nome de quem postou ali no cantinho no final do post - e esse final ainda faz parte do post, hehehehe).
      O medo nos trava em todos os sentidos e um "travamento" puxa outro né?
      Gostei muito de seu comentário, volte sempre!!!
      Bjusss

      Excluir
  3. Oi, Nessa.
    pelo lindo texto, me fez pensar em muitas coisas que ás vezes eu breco por medo.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, amiga! Que surpresa boa me deparar com esta Crônica! Obrigada por me citar. Quando sugeri o tema, não imaginei que vc escreveria dessa forma tão linda. Encerrou com chave de ouro o final: "só o fato de termos orgulho de sermos seres imperfeitos em busca do amadurecimento basta pra mandar qualquer medo embora." Linda a música também, uma música que amo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga linda!
      Fiquei toda sorrisos com seus elogios, eles vindos de você contam muito para mim. Às vezes nem sei como escrevi algumas coisas, a inspiração vem e coloco no bloco de notas, hehehehe. Menina, quando você citou o final que escrevi citando a parte que gostou jurooo que fui ver no texto porque não lembrava de ter escrito isso não, hahahahahhahaa. São tantos textos que acabo esquecendo algumas frases que vão neles. Bju bju bjuuuu

      Excluir
  5. Adorei a crônica e me identifiquei em vários momentos. Arrasou! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara,
      Que bom que gostou mas da próxima vez nos conte em quais momentos se identificou com o texto. Adoraríamos saber. Bjusss

      Excluir
  6. Oi Fernanda,
    Superar os desafios é sempre difícil, mas essa é a graça da vida.
    Quando a pessoa entender que o medo faz parte e é preciso apenas ter coragem, as pessoas vão ser mais felizes.
    Adorei o texto.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Alessandra,
      As pessoas serão muito mais felizes quando entender que o medo faz parte, o que não é bom é ser bloqueado por ele...
      Adorei seu comentário!!!
      Volte sempre.
      bjuss

      Excluir
  7. Eu amo as suas crônicas, sempre identifico com elas e essa em especial me tocou muito pois superar os nossos medos é algo muito difícil.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/03/top-5-novidades-da-semana_17.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom Gaby quando vocês se identificam com um pedacinho de minhas crônicas... Medo é um assunto que gera horas e horas de bate papo né?

      Obrigada por estar sempre aqui.
      bju grande

      Excluir
  8. Olá, Fernanda.
    Eu sofro de ansiedade e o medo está muito relacionado. É medo de tanta coisa, principalmente das coisas não darem certo que prefiro continuar do mesmo jeito em vez de tentar algo diferente. O seu texto é muito bom, e falou bastante comigo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,

      Cada pessoa tem seu momento de enfrentar os medos, o seu momento vai chegar, confie. Espero que meu texto te ajude a refletir sobre o assunto.

      Bju enorme.

      Excluir
  9. Lindo texto! Parabéns por usar as palavras de uma forma tão bela para ajudar os leitores do seu blog a superarem seus desafios. Passamos por tantos medos e ás vezes só precisamos de palavras como a da sua crônica. =)

    Abraço!
    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Jhonatas, suas palavras me deixaram só sorrisos agora. E pensar que fiquei anos com vergonha de publicar meus textos. Que bom que enfrentei esse medo, esse bloqueio meu e que estou ajudando várias pessoas.

      Gratidão pelas suas palavras! Abraços

      Excluir
  10. Adorei o texto!! Super inspirador e reflexivo. O medo nos impede de vivenciar momentos lindos e marcantes. Já perdi a conta de quantas vezes tive oportunidade, quis arriscar, e recuei apenas por medo de dar errado, de não conseguir, de me arrepender. Mas hoje, o único arrependimento que sinto é de não ter feito as coisas que desejei. Arrependimento de ter deixado o medo falar mais alto. Ele é poderoso, mas devemos combatê-lo. Só assim poderemos ao menos falar ~eu tentei.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Carol,
      Não importa se não deu certo, se erramos mas enfrentar o medo nos dá a sensação que tentamos... Mas o medo também tem seu lado bom de nos segurar em momentos de risco verdadeiro. Somos seres em processo de amadurecimento...chegaremos no ponto de não ter mais medo. Bjusss

      Excluir
  11. "A insegurança não me ataca quando erro...", queria que fosse verdade. :) E o medo de errar novamente?! Medo do novo, do desconhecido, de arriscar: não tem outra saída, é enfrentar, tentar superar... não ficar refém do medo!!! Abraço, Fernanda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem esse lado né meu amigo? De quando erramos, termos mais medo de tentar novamente, mas aí o foco tem que ser maior que o medo, precisamos ter foco de vida, ter propósito. Abração meu amigo.

      Excluir
  12. Mais uma vez parece que você está falando de mim em seus textos. Sou uma pessoa muito sonhadora, mas muito medrosa e essas duas coisas juntas não funcionam. É infelizmente é um medo meu, que eu posso controlar, mas as vezes (na maioria) deixo ele me dominar. Sou alta para os "padrões" e já sofri e sofro com isso, muitas vezes me limito a fazer coisas que gostaria de fazer porque tenho medo dos olhares das outras pessoas, do que irão falar, se irão ou não rir de mim. Muitas vezes deixei e deixo de ir em certos lugares que eu gostaria de estar só por medo. Juro para você que tento e vou tentar ainda superar esses medos. Quero ser feliz e sorrir sem medo e preciso superar isso. Preciso ser maior do que alguns idiotas. É isso que repito para mim todos os dias. Espero estar indo pelo caminho certo!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida aqui das postagens,
      O bom é que você tem noção desse medo, mas tenha propósito de vida, tenha metas (que pode ser: meta de não ter vergonha de si mesma por exemplo), mas tenha metas, objetivos e faça deles maior que seu medo. Vá aos poucos, você consegue. Confio em você e sei que vai se superar.

      Grande abraço!!

      Excluir
  13. O medo realmente limita a gente de fazer muita coisa!
    Por causa do mesmo desistimos de vários sonhos.
    Adorei o texto =D

    Você escreve super bem...

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo elogio, eles fazem um bem danado, hehehehe.
      Medo atrapalha mesmo, eu mesma tinha medo de como meus textos poderiam ser recebidos por vocês, hehehehe, mas aos poucos a gente amadurece e aprende a ser maior do que os obstáculos.

      Bjusss

      Excluir
  14. Maravilhosa a crônica, o medo é sempre um problema nas nossas vidas, acho que um dos problemas é que temos muito medo de errar, e não vemos o erro como um aprendizado, mas como algo ruim, porém não devia ser assim.
    O erro devia ser de fato um meio de nos proteger, e não nos fazer parar, mas como você falou nos devemos nos esforçar para enfrentar esse tipo de medo, e melhorar a cada dia.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos imperfeitos então medo faz parte. Mas nada como um pequenino esforço diário para ser ele perceber, derrotarmos esse serzinho que nos incomoda chamado medo, hehehe.

      Gratidão pelo ótimo comentário. Volte sempre.

      Excluir
  15. Oi Fernanda,

    O medo realmente é um fator que nos faz perder muitas coisas e deixar de tentar algo.
    O importante é sempre trabalharmos para superá-lo.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfrentando ele aos pouquinhos aprendemos a viver de forma mais leve.

      Gratidão por comentar. Volte sempre.

      Excluir
  16. Gostei da crônica Fernanda. Todo ser humano sente medo e a diferença é que alguns o sufocam e segue em frente e outros se encontram paralisado à mercê deste sentimento. Curti a abordagem e a explanação que você fez sobre o assunto. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei demais de seu ponto de vista. Gosto de comentários assim como o seu, com justificativas e opinião. Volte sempre.

      Excluir
  17. Oi, Nanda!
    Eu digo que sou uma pessoa muito medrosa, mas algumas vezes esse medo de motiva a conhecer algo novo.
    Infelizmente, hoje em dia se sobrepõe o medo da violência.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luiza,
      Pois tem esse lado, o medo em algumas pessoas motiva elas a agirem e em outras bloqueia. Boa observação.

      Volte sempre.

      Excluir
  18. Que crônica linda, me vi em várias linhas descritas eu tenho muito medo de ser quem eu sou, medo do que vão ahcar e isso me faz ser uma pessoa mais reservada, mais na minha, eu acredito que tudo desenrola ou acontece no tempo ideal nem antes, nem depois mas no tempo certo.

    Bjs
    Vou estar acompanhando seu blog <3

    http://vestigioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís,
      Acredito muito que tudo tem sua hora certa, mas dependendo de nossos medos chega a hora certa e não agimos, hehehehe.

      Vou visitar seu blog, adorei seu comentário.
      Volte sempre.

      Excluir
  19. Que crônica maravilhosa!!! Superar o nosso medo é muito importante: não há como viver feliz atrás de receios, temos que quebrar paradigmas e não estacionar diante de nossas dificuldades ;D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amiga Delicada,
      Adorei seu comentário! Gosto muito de saber a opinião dos meus leitores. Gratidão. Bju grande

      Excluir
  20. Hello Mrs. Rose,
    Thanks for the comment.
    Yes, I can follow your blog too.

    ResponderExcluir
  21. Há! Na próxima vez coloque os pontos do texto que mais gostou...vamos adorar conhecer seu ponto de vista.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.