Destaques

Livro X Filme: Depois Daquela Montanha

Oi meus amores, tudo bem com vocês? Hoje irei comparar o filme "Depois daquela montanha" baseado no livro homônimo publicado pela Editora Arqueiro.

Li o livro em 2016 e desde lá eu já sabia que o livro seria adaptado para o cinema. Para quem não viu a resenha, veja aqui. Foi um livro que eu curti muito a leitura, me surpreendi com a história e estava muito curiosa para ver a adaptação. Já adianto que prefiro o livro.

O contexto da história é que o Alex (Kate Winslet), uma jornalista que está indo preparar seu casamento, e Ben (Idris Elba), um médico que está voltando de uma conferência médica se conhecem no aeroporto, pois os dois iriam pegar o mesmo avião, mas o voo é cancelado e os dois decidem fretar um jatinho. Para o azar deles o piloto sofre um ataque cardíaco e o avião cai em uma região montanhosa coberta por neve. E a luta pela sobrevivência começa.

Livro X Filme

Quem leu o livro ou minha resenha vai perceber que é uma história de muita agonia, afinal os dois personagens estão perdidos na neve, sem comida e a Alex machuca a perna com a queda do avião e fica sem poder caminhar. É uma situação horrível, sem falar nos animais que eles vão encontrar lá no meio das montanhas, vão precisar se alimentar e procurar ajuda e tudo isso no meio da neve com muito frio.

Tudo isso que descrevi eu percebi ao ler o livro, pois o filme eu achei muito fraco. Confesso que fiquei um pouco decepcionada com a adaptação, não senti nem a metade do que senti com o livro assistindo ao filme. Até as cenas de desespero não me convenceram, me pareceu tudo muito fácil no filme.

No geral o filme aborda bem o contexto do livro, a essência, mas algumas coisinhas foram mudadas ou acrescentadas, mas nada que atrapalhe. Mas para quem leu o livro isso sempre é muito chato. Me chamou atenção que lá pelas tantas do filme a Alex está de pé, tenta meio que fugir pra pedir ajuda, e alguns momentos de tensão elas está caminhando no meio da neve. Isso não acontece no livro, até porque ela machucou a perna de uma forma que o Ben passa a história toda arrastando ela no meio da neve nas montanhas, ela não consegue caminhar.

Outro fator que meio que me irritou no filme foi o envolvimento dos dois protagonistas. Até entendo que foi necessário o romance ser mais evidente, mas não lembro disso no livro (se alguém leu o livro e lembra disso me fale). Claro os dois acabam se aproximando muito, mas os dois se respeitam e tem um certo limite, por mais que o sentimento surja até porque Alex estava prestes a se casar e o Ben o tempo todo no livro fala da esposa e do filho.

Outra coisa que senti falta foram as gravações que Ben fazia no livro como uma espécie de diário de viagem. No livro ele grava tudo do seu dia em um gravador, da sua vida e é assim que conhecemos mais dele. Isso não acontece no filme.

O final foi parecido, mas com muitas coisas diferentes. Confesso que não gostei muito de como o filme acabou. Faltaram muitas coisas do livro que foram os aspectos que realmente me emocionaram quando eu terminei de ler. Não vou comentar porque vai ser um baita spoiler

Para quem lê o livro é quase sempre decepcionante assistir a uma adaptação, pois queremos encontrar no filme tudo aquilo que lemos. Como eu disse antes, a essência do livro estava no filme, porém com algumas coisas diferentes.

Enfim, o filme é bom, para quem não leu o livro é capaz até de amar o filme. Infelizmente o filme não me convenceu, não me emocionou como o livro me emocionou. Prefiro mil vezes o livro com todos os seus detalhes e com muito mais emoção. Leitura Recomendada. LEIAM.

E vocês já leram ou assistiram ao filme? O que acharam?
Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Oi Nessa,
    Eu li o livro e não vi o filme.
    Estou começando a não gostar de conferir as adaptações, viu? Ou se assistir, ver como algo paralelo, porque sempre fico naquela expectativa e dou com a cara no chão. HAHAHAHA
    beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa
    Só li o livro mesmo e senti várias emoções, eu simplesmente amei! Juro, o enredo me prendeu totalmente e olha que aparentemente ele não tem nada demais.
    Minha tia viu o filme e disse que ele era bem chatinho mesmo, não sei se assistiria.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nessa!
    Eu não li o livro, apenas assisti ao filme e descobri depois que existia um livro contando a história original. Sem ter visto todos os detalhes do livro, eu gostei do filme (e minha mãe amou hahaha) mas é de fato frustrante quando percebemos os claros detalhes de Livro X Filme.
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro nem assisti o filme, parece ser bem interessante!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nessa!

    Adorei a sua resenha! Já to ha um tempo pra ver o filme, mas tinha até esquecido dele. Não li o livro, então imagino que eu vá gostar, mas sinceramente pelo trailer tenho lá minhas dúvidas hahaha quando eu assistir venho te contar o que achei!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Tenho muita vontade de ler o livro,mas fico meio desconfiado com o filme.Apesar de gostar muito da Kate Winslet,o elenco não me passou confiança.
    Mas quem sabe me animo de ver depois que conseguir ler o livro.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A obra surpreende por ter um carisma próprio, por respeitar o seu tempo peculiar de desenvolvimento da história e por nos fazer torcer por essas personagens (além disso, tem um cachorro que os acompanha e que também captura nossa atenção e torcida). Mérito de Idris Elba e de Kate Winslet, que estão ótimos juntos. Um grande acerto é o grau dos desafios a serem contornados pelos sobreviventes. O senso de realismo evita que a ação descambe para o exagero e traz verossimilhança à história. Equilibrado, Depois daquela montanha dosa bem a trama de sobrevivência e o romance e oferece um agradável entretenimento ao longo de suas quase duas horas de duração.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.