Resenha: Posso Te Amar - Zeli Scheibel
Oi pessoal, hoje vou comentar sobre a leitura do livro "Posso te amar" da autora Zeli Scheibel publicado pela Ler Editorial.
Recebi o convite da autora para ler e resenhar o seu livro. Na hora aceitei e fiquei curiosa pelo enredo. Não havia lido a sinopse, nada e aí veio uma surpresa enquanto eu lia o livro. É um Romance Espírita. Quem me conhece sabe que eu não leio este tipo de livro, nunca li na verdade e esta será minha primeira resenha do gênero.
Gente não sei se foi o enredo ou a escrita da autora que é muito gostosa de ler, parece uma poesia, que eu gostei muito da história. Na hora que percebi que era espírita fiquei com receio porque não estou acostumada a ler, mas ao poucos fui me envolvendo na trama e amei cada palavra, pois não sei nada sobre o assunto, foi tudo novo para mim e até fiquei com vontade de ler mais sobre o assunto.
Lívia está se formando na faculdade de Assistente Social e tudo que ela quer é trabalhar com idosos. Para concluir seu trabalho ela consegue um estágio no hospital e começa a trabalhar com o idoso Otávio que está em coma.
Em contra partida sua vida familiar está uma bagunça, seus pais parece que escondem um segredo que de respeito a ela, e para completar Lívia tem daltonismo, um assunto que seus pais evitam falar em casa. Além disso, Lívia vem tendo sonhos estranhos e repetidos, ela tem certa sensibilidade, um dom talvez e às vezes ela ouve uma voz na sua cabeça como se conversasse com ela, dentre outras coisas estranhas que acontecem com ela cada vez com mais frequência.
O mais curioso é que logo que Lívia começa a trabalhar neste hospital ela sente que tem uma ligação com este idoso, e toda vez que ela entra no quarto ela sente cheiro de peixe e já teve a sensação de te visto alguém ao lado da cama que sempre desaparece quando ela chega perto. Então ela ganha a missão de descobrir tudo sobre este paciente, pois ele está lá sozinho o hospital e ninguém o visita. O mais interessante é que quanto mais ela investigar sobre Otávio mais ela vai descobrir sobre ela mesma e vai acabar montando o quebra-cabeça de sua própria vida.
Gostei muito da experiência de ter lido um romance espírita. O enredo é bem instigante e curioso, e acaba se tornando uma leitura rápida, pois ficamos curiosos pelo desvendar dos segredos que rondam a vida de Lívia. Os capítulos são curtos o que contribui para uma leitura fluida e rápida.
Achei que o romance ficou mais para segundo plano na história. Logo no início surge o Caio que seria o par romântico de Lívia, tudo indica que os dois também terão uma forte ligação. Mas senti o romance mais superficial, não foi tanto abordado e explorado. Lívia vê o cara uma vez e já se diz apaixonada. O enfoque maior da história foram as descobertas da protagonista sobre ela mesma, e tudo o que a cercava como o estágio, o idoso em coma, os segredos familiares e o daltonismo.
O que mais chamou minha atenção foi a Lívia. Ela teve um grande crescimento ao longo da história e se mostrou aberta para seus dons. Mesmo não entendendo o que estava acontecendo, ela deu ouvidos ao que estava sentindo. Confesso que não conseguia imaginar Ela e Caio juntos, não vi química no casal.
O que mais chamou minha atenção foi a Lívia. Ela teve um grande crescimento ao longo da história e se mostrou aberta para seus dons. Mesmo não entendendo o que estava acontecendo, ela deu ouvidos ao que estava sentindo. Confesso que não conseguia imaginar Ela e Caio juntos, não vi química no casal.
A mensagem que tirei deste livro é que na vida nada é por acaso e que tudo tem uma ligação ou um porque de acontecer. E que só o amor é capaz de curar e de transformar a nossa vida.
"Algumas coisas, precisamos descobrir por nós mesmos; outras, nem sempre damos conta do tamanho da onda que nos metemos quando entramos. Acredite, nunca remamos sozinhos". (Página, 120).
"Tudo que existe se renova. É melhor enfrentar a dor, do que sentir o vazio do nada". (Página, 147).
"Algumas coisas, precisamos descobrir por nós mesmos; outras, nem sempre damos conta do tamanho da onda que nos metemos quando entramos. Acredite, nunca remamos sozinhos". (Página, 120).
"Tudo que existe se renova. É melhor enfrentar a dor, do que sentir o vazio do nada". (Página, 147).
❤❤ ❤ ❤ ❤
Oi Nessa, eu nunca li um livro espírito e não me interesso tanto assim, mas nesse ano estou disposta a conhecer um gênero literário que ainda não tive contato e achei uma ótima dica.
ResponderExcluirBeijos, Adri
Espiral de Livros
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirNão tenho religião, mas já li livros espíritas e achei os enredos bacanas. Pra mim depende muito de como o autor consegue desenvolver aquela história, pra deixá-la instigante (mesmo pra quem não é da religião).
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Amei sua resenha, Nessa. Gosto muito de livros espíritas, mas pelas sua resenha esse poderia ter sido desenvolvido de uma maneira melhor!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Oi, Nessa!
ResponderExcluirNão tenho religião, mas já frequentei centros espíritas e me identifico com algumas de suas crenças. Apesar disso, não gosto desse gênero literário. Não sei muito bem o motivo, mas eu acabo perdendo o interesse no meio da leitura e não volto nunca mais. Mas que bom que você gostou tanto do livro!
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Oie!
ResponderExcluirCaramba, que interessante! Não tenho uma religião, já fui no centro espírita, mas não me identifiquei. Mesmo assim eu acho muito interessante essa coisa de vidas ligadas e acho que as coisas não acontecem por acaso. Que leitura boa essa, hein? Nunca li um livro assim e não sei como seria, mas fiquei interessada.
Beijos
http://our-constellations.blogspot.com/
Não leio livros desse gênero, mas as suas resenhas são ótimas e sempre despertam curiosidade.
ResponderExcluirBeijos,
Pri
www.vintagepri.com.br
Oi Nessa,
ResponderExcluirNunca li nada do gênero, antigamente tinha mais receio de ler, mas hoje sou mais aberta para esse tipo de leitura.
Quem sabe em breve eu me aventuro pelo gênero.
Gostei da dica.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Oie Vanessa =)
ResponderExcluirQuando eu era mais nova eu lia bastante romances espíritas, mas conforme os anos foram passando acabei deixando o gênero de lado.
Já tinha lido uma resenha de Posso te Amar e fiquei bastante interessada na história. Bom saber que mais pessoas estão aprovando a obra.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Olá Olá!
ResponderExcluirGostei muito dos livros que mencionaste me cima e fiquei com uma certa curiosidade em lê-los!
Segui o teu blog, quero convidar-te a visitar e a seguir o meu de volta <3
pimentamaisdoce.blogspot.pt
Oi
ResponderExcluireu já li uns três ou quatro livros desse gênero, mas teve um que eu realmente adorei.
Parece ser interessante, pena que deixaram o romance de lado, mas pelo menos focou na personagem principal e suas descobertas.
http://momentocrivelli.blogspot.com