Destaques

Resenha: O diário de Anne Frank

Oi pessoal, hoje vou comentar sobre a leitura do livro "O diário de Anne Frank" publicado pela editora Record.

Quem acompanha o blog sabe que eu estava numa ressaca literária terrível. Pasmem, mas este foi o único livro que li até agora este mês e foi o livro que me tirou da ressaca.

Eu já havia livro uma outra versão do diário, mas era uma versão em HQ e por conta disso era bem resumida. Então fiquei curiosa para ler o livro completo e resolvi comprar esta edição que está maravilhosa.

Acho que todo mundo já sabe do que se trata o livro, mas vou comentar rapidamente. É um diário escrito por Anne Frank, uma menina Judia que se esconde junto com sua família em um anexo secreto durante a Segunda Guerra Mundial para tentar escapar do nazismo.

Neste diário Anne Frank relata como ela viveu escondida no Anexo Secreto dividindo o local junto com outra família e todas as dificuldades que eles passam. E durante este tempo ela vai crescendo, desenvolvendo e mudando. A vida no anexo não é fácil, eles dividem a comida, não podem fazer barulho ou usar o banheiro durante o dia, pois o anexo fica onde era o trabalho de seu pai e durante o dia pessoas trabalham no andar de baixo. Além disso, eles passam dia e noite com medo de serem descobertos.

Fazendo uma comparação com a leitura da HQ aqui eu senti o sofrimento mais palpável. Me senti realmente invadindo e lendo o diário secreto de uma pessoa. Anne escreve sobre seus sentimentos, sofrimentos, como ela se sente em relação à sua família dela, como ela se sente em relação a guerra e a tudo ao seu redor.

O que mais me chamou atenção foi que mesmo em meio a tudo que Anne estava passando ela sempre tentava ver o lado bom das coisas e de como ela tinha sorte de estar escondida. Tinha vezes que ela odiava estar presa, não poder sair na rua e ver o dia. Mas em outros momentos ela refletia que ela tinha sorte de estar viva e de ter um lugar seguro para ficar em meio a guerra.

Esse livro é um "tapa na cara", ele nos faz pensar na vida e de como devemos valorizar a vida e tudo que temos. Muitas vezes um probleminha pequeno fazemos maior do que realmente é. Temos que aprender a reclamar menos e a viver mais, aproveitar a vida e as oportunidades que temos. 

Indico este livro para quem gosta de livros históricos que relatam fatores históricos. Este diário nos conta pelo olhar de uma menina uma boa parte do que aconteceu com os Judeus durante a Segunda Guerra Mundial e de como foi o Nazismo.
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Oi, Nessa
    Eu não gosto de livros com esse tipo de temática, por isso nunca me interessei em ler O diário de Anna Frank, apesar de muitas resenhas ótimas sobre a obra. O que é pena porque acredito que tem histórias muito interessantes sobre a segunda guerra.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nessa! Tudo bom?
    Uma das minhas metas esse ano é ler títulos clássicos e esse com certeza está na lista. Quero muito comprar essa edição (o preço não ajuda muitoooo) e ler essa história com calma. É o tipo de livro importantíssimo pra ficar com a gente por muito tempo.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu li esse livro na adolescencia, é realmente um livro muito bom, um relato super emocionante da 2 guerra

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Foi uma leitura bem difícil de se fazer!
    No começo ela fluia bem, mas isso porque os relatos era de uma criança. Não tinha muito o que se chocar, mas conforme fui avançando, fui ficando esgotada psicologicamente.
    É um livro que todos deveriam ler

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Esse é um livro que já faz bastante tempo que tenho curiosidade em ler. Essa edição da Record é tão linda e caprichada! Já está na minha lista de desejados faz um tempo e, quando estiver mais baratinho, pretendo adquirir essa edição também.

    Bjs
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda tenho um pouco de medo de ler essa história... A temática me deixa triste e não sei se estou pronta para levar esse tapa na cara XD
    Será que eu deveria começar lendo a HQ para depois ler o livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Te recomendo ler a HQ, eu adorei e me despertou curiosidade. Bjs

      Excluir
  7. Oi, Nessa!
    Eu demorei demais a ler esse livro, mas quando o fiz foi numa lapada. É um dos meus livros favoritos da vida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é maravilhoso.
    Super intenso. A resenha ficou ótima!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Lembro que li esse livro na época da adolescência e foi um livro que me marcou muito.A história é muito forte,mesmo com a Anne tentando ver o lado positivo das coisas.E ver o quanto ela sofreu realmente me impactou muito,tanto é que nem peguei pra reler mesmo anos depois.Quem sabe ainda pego pra reler.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nessa.
    Eu quero muito essa edição. Eu vi ela na livraria e fiquei babando. Esse foi o primeiro livro que li sobre a Segunda Guerra e acho que é um livor que todos deveriam ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.