Resenha: Um Caminho Para Liberdade - Jojo Moyes
Fazia muito tempo que eu não lia livros da autora, mas quando vi sobre o que se tratava este livro não pude deixar ele passar e logo quis lê-lo. Bom, eu sabia que se tratava sobre quatro mulheres que trabalhavam em uma biblioteca itinerante, só isso já aguçou minha curiosidade, mas a história é muito mais do que isso, ela é INCRÍVEL.
Alice Wright não imaginava como seria sua vida de casada depois que se mudasse para Kentucky, uma cidade no interior dos Estados Unidos. Seu casamento é uma prisão, Alice não pode arredar o pé que o sogro e seu marido estão de olho nela. Logo, numa reunião da comunidade surge a oportunidade de Alice fazer parte da biblioteca itinerante juntamente com quatro mulheres, Margery, Beth, Sophia e Izzy. Margery coordena a biblioteca, Sophia organiza os livros nas estantes da biblioteca e faz restaurações, enquanto as outras mulheres percorrem a cidade a cavalo para levar os livros até as pessoas que não tem contato com as diversas literaturas.
Para Alice e as outras mulheres este trabalho é uma forma de se sentirem livres, em meio uma sociedade que as repreende, numa época em que a mulher tinha que se casar, ter filhos e cuidar da casa, sem ter voz e vez.
A história se passa no fim da década de 30, uma época que foi difícil para as mulheres, pois além de não poderem trabalhar tudo era um escândalo, como separação, filho fora do casamento, mulher solteira e para completar muito preconceito racial. A história também fala em biblioteca para negros e aqui as mulheres quebram esta regra, pois Sophia é negra.
O livro vai contando a história dessas mulheres, de como elas acabam fazendo amizade e superando suas dificuldades através do trabalho na biblioteca. Elas juntas são a força para enfrentar à todos e manter a biblioteca aberta.
Achei encantador a forma que a autora mostrou como os livros podem mudar a vida das pessoas, e não só o fato de ler, mas o contato com os livros, o quanto uma história lida em voz alta pode mudar a vida de um doente, ou como a leitura pode mudar um contexto familiar.
Acho que não precisaria dizer que eu amei o livro, é o tipo de história que vai te envolvendo aos poucos e quando você percebe está totalmente mergulhada na história. Vale muito a leitura❤
sempre quis ler alguma coisa da Jojo, adorei conhecer esse livro
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi, Nessa!
ResponderExcluirOs livros da Jojo são incríveis, ela tem um talento enorme pra escrita, admiro muito essa autora!! Uma das minhas preferidas. Ainda não tive oportunidade de conferir Um caminho para liberdade, mas quero muito, ainda mais se tratando de um tema tão importante e se passando em um século onde era difícil para as mulheres conquistarem o que almejavam. E envolvendo livros então, melhor ainda!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi, Nessa
ResponderExcluirEu gosto muito dessa capa, mas eu não curto tanto assim as obras da Jojo. Só li Um mais um e curti demais, mas os outros livros dela não me chamam tanta atenção infelizmente.
Beijo
https://www.capitulotreze.com.br/
Oi Nessa,
ResponderExcluirEstou de olho nesse livro desde o lançamento. A capa e a premissa são muito atraentes, mesmo eu não sendo uma fã ativa da Jojo Moyes, rs.
Vou esperar uma promoção e adquirir o meu exemplar!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Gostei da resenha Nessa. Me pareceu ser um romance inspirador e, claro, libertador. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Olá, Nessa.
ResponderExcluirEu li três livros da autora até agora e os três me encantaram. Ela tem o dom de escrever histórias fortes e que falam com a gente. Assim que der vou ler esse também porque me pareceu ser um ótimo livro.
Prefácio
Se falou que é da Jojo Moyes já quero ler, gosto muito dos livros dela. Ainda não conhecia esse, mas já entrou para a minha lista! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Esse livro tem cara de ser bem empoderador, mesmo não querendo. Eu achei essa capa super fofa.
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Oi
ResponderExcluiracredita que ainda não li nada da autora, preciso ler algum dia, essa história parece ser muito boa e achei legal a ideia de biblioteca, que bom que gostou de ler e essa capa eu acho linda.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Parece abordar questões muito interessantes da época. Eu acho essa capa tão linda. Parece uma narrativa envolvente.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirAmei essa premissa! A união entre as mulheres, a fuga da repressão masculina e o poder dos livros, tudo numa só história. Obrigada pela dica, já anotei aqui!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas