Resenha: Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Oi pessoal, tudo bem? Hoje vou falar sobre a minha última leitura que foi o clássico inglês Orgulho e Preconceito da autora Jane Austen publicado pela editora Pé da letra.
Resolvi fazer a releitura do livro quando comprei esta linda edição. Para quem gosta de romance de época é uma leitura obrigatória ler os livros da autora.
Jane Austen escreveu este livro em 1797, mas foi publicado somente em 1813, uma época em que todo homem solteiro e rico precisava de uma esposa.
A história começa quando um jovem muito rico o Sr. Bingley e seu primo Mr. Darcy alugam uma propriedade perto da casa da família Bennet. A Sra. Bennet fica empolgada com a chegada dos rapazes, afinal ela tem cinco filhas para casar, Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Logo, ela faz o Sr. Bennet ir visitar os rapazes e lhes convidar para jantar.
Como o esperado, Bingley se encanta por Jane, e parece que tudo está dando certo, até eles irem para Londres sem nenhuma explicação. Jane fica arrasada, mas nutre esperanças que um dia ele volte. Já o Mr. Darcy não causa boa impressão, Lizzy acha ele muito orgulhoso e arrogante e cada encontro é como se os dois não se suportassem. Mas claaro que o ódio vem a virar amor e com o passar do tempo os sentimentos começam a mudar.
Junto com toda esta situação a família Bennet passa por uma fase meio complicada, se o Sr. Bennet vir a falecer seus bens serão todos passados para seu sobrinho, já que o Bennet não teve nenhum filho homem. Então, tudo que a família quer é arranjar bons casamentos para filhas para que não passem necessidade no futuro.
No meio de tudo isso a filha Lydia foge com um rapaz que não tem um bom caráter, isso causa um alvoroço na família, se ela não casar ficará com a reputação manchada, sem falar nas irmãs e na família que vão ficar mal faladas. É a maior confusão e é nesta hora que o Mr. Darcy mostrará que ele não é tão ruim o quanto parece.
(Foto: Livraria e Cafeteria Iluminura, onde comprei o livro).
O que mais gosto nesta história é de ver uma protagonista que está a frente do seu tempo, Lizzy não é como as outras mulheres, ela tem outra opinião sobre as coisas, é uma mulher forte e decidida, não se importa com o que os outros vão falar.
É uma história muito gostosa de ler, com todas as características dos costumes da Inglaterra do século XIX, uma época em que as mulheres não tinham muita escolha a não ser se casar, ter filhos e cuidar da casa.
Preciso ressaltar que esta edição de Orgulho e Preconceito está maravilhosa. A capa é linda, em capa dura, os cortes do livro são em cor roxa combinando com as cores das flores e ao longo da história temos diversas ilustrações.🌺
Como mencionei antes, eu já havia lido este livro há um tempo atrás e já assisti ao famoso filme. Ainda que eu tenha gostado da história, meu livro preferido da autora continua sendo Emma.
Indico o livro para todos que gostam de um bom romance de época❤
Olá,
ResponderExcluirEu comprei essa edição recentemente e adorei o trabalho da editora. Preciso reler.
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com
Que edição linda. Nunca li esse clássico, mas quero tentar uma hora dessas. Adorei saber que você achou a leitura bem gostosinha.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Esse livro é maravilhoso, eu amei ler ele e sua resenha ficou linda!
ResponderExcluirRealmente essa é uma leitura obrigatória haha Com certeza Jane fez uma critica à sociedade daquela época, era chato ver que as mulheres tinham que ter todos aqueles talentos e sempre procurar por alguém com dinheiro.
Jardim de Palavras
Oi Nessa, eu preciso reler, confesso, mas Jane Austen realmente tem ótimas personagens!E essa edição está sensacional de linda!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Nessa,
ResponderExcluirA minha releitura de Orgulho e Preconceito foi mais produtiva do que a leitura inicial, acredita? Acho que a Jane Austen sempre tem detalhes que passam despercebidos em suas obras.
Ainda não li Emma, então meu favorito da autora ainda é 'Razão e Sensibilidade'.
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirEu reli esse ano passado e ainda bem que continuei amando KKK
Essa edição é linda, sempre babo quando vejo na Bienal.
até mais,
Canto Cultzíneo
Eu amo as edições dessa editora!
ResponderExcluirEu comecei a ler esse livro e abandonei por não aguentar a soberba de todos os personagens, mas pretendo voltar a dar mais uma chance.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram
Olá, Nessa.
ResponderExcluirEssa edição está de encher os olhos. Eu gostei bastante do livro, mas ainda prefiro mais o filme hehe. E meu preferido da autora é Razão e Sensibilidade.
Prefácio
eu li esse livro ha um tempo atrás depois de ver algumas adaptações pro cinema e adorei! a história da força feminina, os diálogos sao ótimos, uma indicação maravilhosa por aqui
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre colocava esse livro como meta, mas parei porque nunca conseguia cumprir hahaha! Espero que um dia eu ainda o leia. E de fato, essa capa está linda.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi
ResponderExcluirquero muito ler esse livro, adquiri meu exemplar por esses dias, confesso que queria a edição de capa dura, mais peguei um box da martin claret com a saraiva que não é de capa dura, espero gostar da história quando ler, pois o pessoal fala muito bem das histórias.
http://momentocrivelli.blogspot.com/