Destaques

[Resenha] Minha sombria Vanessa - Kate Elizabeth Russell

Oi pessoal, tudo bem? Hoje vou falar sobre a leitura do livro "Minha sombria Vanessa" da escritora Kate Elizabeth Russell, publicado pela editora Intrínseca.

Este livro traz como tema central o abuso sexual. Não lembro de ter lido outro livro com este assunto e confesso que foi uma leitura bem difícil pra mim.

Vanessa Wye é uma estudante do ensino médio no ano de 2000. Ela é uma garota solitária, está na fase do desenvolvimento, com apenas 15 anos de idade. Um certo dia na aula de inglês ao mostrar um trabalho para seu professor ele encosta no joelho dela. Vanessa fica confusa, mas tenta acreditar que aquilo não foi nada de mais.

Jacob Strane tem 42 anos e começa abusar de Vanessa, ao mesmo tempo que ele faz com que ela pense que ele a ama. Eles vivem a relação em segredo, pois se tudo vier a tona Jacob pode ser demitido. O problema é que Vanessa fica confusa com seus sentimentos, ao mesmo tempo que ela odeia ele e tudo que ele faz com ela, ela sente que precisa dele como se estivesse presa a ele.

Os anos passam e Vanessa fica sabendo que o professor foi acusado de abuso sexual. Agora já com trinta e poucos anos, ela começa a se questionar se o que viveu aos 15 anos não foi uma história de amor, mas um abuso.

A história é alternada entre presente e passado, entre as memórias e os traumas de Vanessa e sua vida no presente, mostrando como ela faz para viver tendo um passado de abuso. O final da história foi libertador.

Como eu nunca tinha lido nada do tipo, achei uma leitura forte e pesada. É triste de acompanhar os sentimentos da protagonista, a confusão que fica a cabeça dela e de como tudo que ela viveu influencia na vida dela no presente. 

Apesar das minhas ressalvas, gostei de ter lido o livro, foi uma experiência diferente, mas necessária. A escrita da autora é fluída e nos faz mergulhar na história. Leitura indicada❤ #intrinseca

Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Oi amiga, amei o novo nome do blog sempre é bom mudar né?! Esse é o tipo de enredo que eu me sinto confortável em ler, mas adorei sua resenha e a capa consegue transmitir toda a emoção da obra.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    Você sabe que gosto de um livro mais pesado, só que no momento não estou conseguindo aproveitar essas leituras. A temática é bem delicada e meu emocional já está mais fragilizado, acho que vou deixar essa dica para um outro momento.
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    P.S.: Nem te conto que fiquei procurando seu blog há semanas com o nome antigo e dava erro! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Nossa, uma leitura bem pesada mesmo. Primeira vez que ouço falar desse livro, mas acho que esse não seria o momento de eu ler.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, tudo bem? Eu tinha visto algumas postagens desse livro no Instagram e sua resenha só me confirma que não é o momento pra ler. Tem um tema bem pesado, mas que bom que foi uma experiência interessante pra você!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oie Van!
    Parece ser um livro maravilhoso, um pouco mais denso, mas que traz essa visão sobre o relacionamento abusivo
    Parece o tipo de leitura que a gente leva pra sempre

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nessa.
    Achei essa capa bem bonita. Eu já li livros com esse tema antes e apesar de fortes eu não me importo. Mas nesse momento estou preferindo leituras mais leves, então vou deixar anotado para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu já vi essa capa em algum lugar, esse é um tema meio pesado, leituras com esse tema normalmente me destroem emocionalmente e esse parece ser uma boa leitura, que bom que gostou.
    Com o tema de abuso sexual já li Fale! da Laurie Halse Anderson inclusive indico a leitura.


    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nessa!
    Esse é um livro que quero muito ler! Apesar de ser uma leitura pesada e bem diferente do que costumo ler, acredito que seja uma experiência literária necessária. Adorei sua resenha ;)

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.