Resenha: A Livraria - Penelope Fitzgerald
Oi meus amores, hoje vou comentar sobre a leitura do livro "A livraria" da autora Penelope Fitzgerald publicado pela editora Bertrand Brasil.
Quando vi este livro pela primeira vez o que chamou minha atenção foi a capa e o título e mesmo sem saber exatamente do que se tratava eu já queria lê-lo. Em seguida fiquei sabendo da adaptação e minha curiosidade só aumentou. Mas o livro não foi bem o que eu esperava.
Florence Gree é uma viúva que decide abrir uma livraria na pequena cidade de Hardboroug, uma cidade costeira no interior da Inglaterra. O que ela não esperava é que todos na cidade seriam contra ela, levando em conta que a cidade nunca teve uma livraria. Mesmo assim, ela não se intimida e lutará pelos seus sonhos.
O seu primeiro obstáculo será por conta do local que ela escolheu para abrir a livraria, na Old House, um local que é considera histórico e que a Sra. Violet Gamart, esposa do general, tem planos de abrir um centro de artes. E é desta forma que ela se torna inimiga e contra Florence, e fará de tudo para que a livraria não funcione no local.
Ainda sim Florence consegue com muito custo e sozinha abrir a Livraria, mas muita coisa irá acontecer, e o pior acontece quando ela resolve vender o livro "Lolita" de Vladimir Nabokov, todos na cidade são contra a venda do livro.
O interessante que dentro da livraria ela faz um setor que é a "Biblioteca Itinerante" e os moradores da cidade podem retirar livros emprestados, mas parece que até isso deu problema. Resumindo, tudo incomoda as pessoas da cidade e tudo que querem é tirar Florence do Old House.
No inicio da leitura eu estava curtindo a história e curiosa para saber o que iria acontecer. Mas aos poucos a leitura foi ficando arrastada e eu acabei parando de ler o livro, li um outro e depois retomei este até terminar.
O livro não foi o que eu esperava, a história focou mais na luta de uma viúva independe numa cidade, nas suas dificuldades para abrir o seu negócio. E eu esperava encontrar algo mais relacionado a leitura, e até mais referências de livros e um possível romance.
Não sei se o problema foi comigo, ou se não entendi talvez o que a autora estava tentando passar com esta história, mas acho que me decepcionei por esperar um outro tipo de história que focasse mais na literatura.
Não sei se o problema foi comigo, ou se não entendi talvez o que a autora estava tentando passar com esta história, mas acho que me decepcionei por esperar um outro tipo de história que focasse mais na literatura.
Outro aspecto que me incomodou foi o final. Claro que não vou contar, mas fiquei bem decepcionada. Pareceu que tudo foi em vão, mas ok, me peguei refletindo sobre e até me questionando sobre as atitudes da protagonista.
Ainda que o livro tenha estes pontos negativos ao meu ver, a história em si é interessante, nos deixa curiosos pelo desenrolar da trama, mas o final me deixou chateada, triste talvez, não sei qual a palavra melhor para descrever meus sentimentos quando fechei o livro.
Mesmo com estas ressalvas eu fiquei curiosa para assistir ao filme depois de ter visto o trailer que parece trazer algo a mais que não tem no livro. Espero assistir em breve. Indico sim a leitura, quem sabe vocês tenham uma outra visão da história. Compartilhem comigo suas opiniões.
Oi, Nessa
ResponderExcluirAo contrário de você esse livro nunca me chamou atenção, talvez seja porque já sabia que a trama não seria focada em romance e nada do tipo, e sim na própria personagem abrindo o negócio na cidade. O que é uma pena que não tenha te agradado.
Beijos
http://www.suddenlythings.com/
OIi Nessa
ResponderExcluirAcho que pra mim também acabaria sendo uma leitura arrastada, é o tipo de história que ja imagino que à partir de um determinado momento tendeo a estancar e livros assim acabam sendo um martirio pra conseguir terminar.. Uf, esse acho que vou deixar pasasr .
Beijokas
www.derepentenoultimolivro.com
É legal acompanhar assim uma história de começo de empreendedorismo, principalmente de algo que a gente adora que é uma livraria kkk. A capa não me chamaria muito a atenção, mas o nome e sua resenha me fizeram colocar na lista de desejados :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirQuando o livro foi lançada ele acabou na minha wishlist (acho que pelos mesmos motivos que os teus: a capa e o título), mas então li uma resenha que me desmotivou total e acabei tirando da lista de desejados.
Li tua resenha e, apesar dos pontos negativos e o final decepcionante que comentou, fiquei curiosa novamente. Voltou para a lista de desejados! Vamos ver o que acontece.. hehehe
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/
Que pena que o final não te surpreendeu, é tão ruim quando isso acontece, né? Porque a história é realmente interessante! ❤
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Oi, Nessa!
ResponderExcluirPelo jeito, faltou a autora desenvolver a história um pouco melhor pro livro atingir todo o seu potencial. Uma pena, porque a premissa é mesmo interessante :/
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirEstou bem curiosa pra assistir o filme. Elenco lindo!
Espero conseguir ler o livrto também.
até mais,
Nana - Canto Cultzíneo
Parabéns pela resenha Nessa! Estou ansiosa para ler A Livraria e espero não me decepcionar. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oi, Nessa!
ResponderExcluirEu achei a capa desse livro bem lindinha e estava com bastante vontade de ler.
Mas da mesma forma que você, não fazia ideia sobre o que falava e achei que ia focar bastante na livraria em si e seus livros. Saber que não é bem isso, fez ele parar no fim da minha lista.
Depois quero saber o que você achou do filme!
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Oi Nessa,
ResponderExcluirÉ tão ruim quando o livro começa bem e depois se torna arrastado e parado.
É um sacrifício finalizar.
Gostei de conhecer a obra.
Bjs!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Olá, Nessa.
ResponderExcluirAcho que a pior coisa de acontecer é isso, esperarmos uma coisa e vir uma completamente diferente. As vezes até a história é ótima, mas só por não ser o que a gente esperava já fica aquela decepção. Eu gostei bastante da capa mas acho que não leria. Como temos gostos parecidos, acho que não ia gostar desse final também.
Prefácio
Oi Nessa!
ResponderExcluirAcompanhei você com esse livro lá no insta,fiquei preocupado em pegar esse livro pra ler.Por mais que o pano de fundo da história seja bom,não foi tão cativante assim pra mim.Queria tanto ter gostado,mas enfim...quem sabe o filme me faça mudar de opinião,veremos.
Beijos!
http://livreirocultural.blogspot.com.br/
Oi, Nessa!
ResponderExcluirQue pena que o livro te decepcionou :( É tão paia quando isso acontece.
Particularmente nada nele me atrai a leitura, então acho que vou passar a dica.
Beijos
Balaio de Babados
Olá Vanessa,
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio desse livro e apesar das sua ressalvas gostaria de ler....bjs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Oi
ResponderExcluirnem tinha conhecimento do filme também, a história me deixou curiosa, apesar dos pontos negativos, uma pena que não curtiu o final.
http://momentocrivelli.blogspot.com