Destaques

Resenha: O Diário de Nisha

Oi meus queridos, tudo bem com vocês? Desejo um Feliz Ano para todos nós, repleto de ótimas leituras💖

Hoje vou comentar com vocês sobre a minha primeira leitura do ano, na verdade eu terminei de ler ele este ano, pois já estava lendo ele no final do ano passado.

A resenha de hoje é sobre o livro O diário de Nisha da autora Veera Hiranandani publicado pela Darkside Books que faz parte do selo DarkLove.

A história é  em formato de diário e narrada em primeira pessoa por Nisha, uma menina de 12 anos. Nisha tem um irmão gêmeo, o Amil. Quando os dois nasceram a mãe deles morreu, por isso moram com o pai que é médico e com Kazi o cozinheiro. Eles moram na Índia, e tudo indica que são Hindus, apesar que a mãe deles era muçulmana.
Nisha é uma menina que não fala, mas ao ganhar de presente de Kazi um diário ela começa a escrever tudo que se passa com ela e sua família, como ela se sente em relação a política e como ela vê as situações ao seu redor. No diário ela escreve como se dirigindo para a mãe. É palpável a tristeza que ela carrega por não ter convivido com a mãe.

A história se passa em 1947 quando ocorre a Partição na Índia. Entre os dias 14 e 15 de agosto de 1947 a Índia se tornou independente do governo inglês e foi dividida em duas repúblicas, Índia e Paquistão. Houve uma tensão religiosa entre Hindus e Muçulmanos até chegarem a este acordo.

Nisha por ser Hindu vai ter que sair da onde mora e ir para o outro lado da Índia e onde ela morava agora é o Paquistão, ficando somente os muçulmanos. De uma hora para outra eles vão ter que atravessar a cidade e ir para Jodhpur. Eles passam fome, sede além de correm perigo de vida na travessia da fronteira.

Tudo isso acompanhamos pelo olhar de uma menina de doze anos que não entende porque as coisas tem que ser assim, porque ela não pode mais morar na sua casa e porque o país está se dividindo? Tudo que ela quer é ter uma amiga, uma vida normal.

A história é muito comovente, é o tipo de leitura que é rápida por ser escrita em forma de diário e os capítulos são curtos. É triste acompanhar a jornada desta família e o quanto a vida deles muda por conta desta situação. Mas apesar disso, tudo que queremos é chegar ao fim do livro para ver se Nisha e sua família vão conseguir chegar ao destino deles. Torci muito pelo final feliz.

A história é fictícia, mas baseada em fatos reais da história. A autora  Veera Hiranandani no final do livro em notas, comenta que se baseou na história do seus avós paternos, do seu pai e irmãos. Eles passaram por isso e por querer saber mais da história deles ela resolveu escrever o livro.

Não poderia deixar de falar da diagramação do livro que está perfeita, a capa está maravilhosa e os cortes do livro é todo decorado com flores. Muito linda esta edição.

É uma história que recomendo para quem gosta de fatores históricos e baseado em acontecimentos reais. Para quem gostou de ler O diário de Anne Franne Frank, este é uma ótima dica.


❤ ❤ ❤ ❤ 
Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Oi Nessa, a capa deste livro sempre chamou minha atenção e adorei sua resenha, não sabia que a narração era tipo diário.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nessa.
    Esse livro está na minha lista de desejados desde que lançou. Assim que aparecer aquelas promoções da Amazon de compre 4 e pague 3 da DarkSide eu vou comprar ele. A edição está linda e pelo que li da sua resenha vou gostar bastante da história também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,

    Eu só vejo elogios sobre esse livro a pegada me interessa. Não se se leria agora, mas pretendo ler futuramente.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Darkside anda mesmo arrasando demais nas edições, com certeza a capa ja me chamou mt a atenção e curti mt conhecer mais por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Olá! A meta do ano é não comprar livros mas, como não adquirir essa maravilha com a edição e capa perfeita, a edição está impecável e a história apesar de ficticia ser baseada em fatos reais mexe comigo. Já fiquei ansiosa para ler.
    beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha e principalmente as suas fotos, a capa desse livro é muito linda. Fiquei curiosa para conhecer porque amo histórias que são baseadas em fatos reais! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Deve ser comovente e tocante essa história. E saber que é baseada em fatos reais a torna ainda mais real e até triste. Quero muito ler esse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nessa!
    Eu sempre via esse livro mas nunca parei para saber realmente do que se trata a história. Achei bem interessante se passar na independência da Índia, que é um assunto que eu quase não sei como ocorreu kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nessa!

    Confesso que o livro não faz muito o meu gênero, mas deve ser bem legal pra conhecer melhor a cultura deles, além de que a edição da Darkside sem dúvidas anima bastante a leitura! Adorei a resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu já tinha visto essa capa pelas redes sociais e ela é linda, a história deve ser emocionante ainda mais baseado na família da autora, que bom que a leitura finalizada foi boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, tudo bem?
    Nossa, pela capa jamais imaginaria que a trama é essa. Parece muito comovente, por todas as dificuldades que eles passam, especialmente pela protagonista ser tão novinha.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!
    Quero demais ler esse livro.
    Parece ser uma história sensível,comovente e bem no estilo da Anne Frank que eu simplesmente me apaixonei!
    Já andei folheando ele nas livrarias e a diagramação é gigante,até me surpreendi.Acho que vai ser uma leitura bem rápida.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.