Resenha: Jane, a Raposa e Eu 🦊
Oi pessoal, como vocês estão? Hoje resolvi comentar sobre um livro que eu li ano passado para fazer um projeto literário na biblioteca em que trabalho. No momento estou fazendo um trabalho para pós sobre este livro, espero que vocês gostem.
Jane,
a raposa e eu da autora Fanny Britt, publicado
pela editora WMF Martins Fontes. É um livro de Histórias em Quadrinhos com ilustrações muito expressivas.
Hélène é uma
menina que sofre bullying na escola e por conta disso ela se sente excluída.
Seu refúgio é no livro de Jane Eyre de Charlotte Brontë. Durante toda história ela compara a vida dela com a vida de Jane Eyre.
O interessante neste livro é que toda a vida de Hèlène na história as ilustrações são em preto e branco e quando ela lê o livro de Jane Eyre as ilustrações são coloridas.
Outro aspecto importante é que toda vez que a autora quer salientar os sentimentos da protagonista, como a tristeza, solidão, o sentimento de exclusão, as ilustrações ocupam uma ou duas páginas. E o traço da ilustração é grosso, com fundo preto rabiscado.
O ponto crucial da história é quando num acampamento Hèlène encontra no meio da mata uma raposa. A raposa aparece colorida, com olhar doce e carinhoso. As duas se olham, e a Hèlène fica tão encantada com a raposa que gostaria de ficar só olhando para ela.
Podemos observar que nesta imagem o semblante da protagonista também muda, está com olhos abertos e um leve sorriso no rosto. A partir deste encontro a vida de Hèlène começa aos poucos mudar e a se colorir.
Fiz diversas interpretações deste encontro, mas acredito que nossa protagonista teve um encontro com ela mesma, foi um momento único de autorretrato.
A história é linda, se eu pudesse colocaria todas ilustrações para vocês verem como este livro é rico e suas ilustrações expressivas. Não é necessário ter texto, as ilustrações conversam com a gente.
Indico este livro para quem gosta de livros ilustrados e histórias em quadrinhos. Além disso, a obra aborda assuntos importantes como o bullying na escola. Se ficaram curiosos pelo final Leiam❤
Oi, Nessa!
ResponderExcluirA história parece ser bem emocionante, ainda mais pelos sentimentos da personagem serem refletidos através dos desenhos, então vemos como ela se sente perdida e angustiada com o bullying. Fiquei curiosa pra conferir melhor a história e as ilustrações!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi Nessa,
ResponderExcluirEu trabalho em escola, então quando vejo obras assim, eu já penso logo em levar para as coordenadoras.
Essa, especificamente, parece tão sensível. Até eu quero ler!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Nessa! Tudo bom?
ResponderExcluirQue obra mais linda! Eu tô completamente apaixonada nessas ilustrações, e realmente o traço é a coisa mais fofa e ao mesmo tempo melancólica. Parece dar o tom certo pra história. Adorei!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
A história parece muito interessante, Jane Eyre é sem dúvidas um dos meus livros preferidos e é incrível como podemos fazer várias releituras dessa obra. Adorei o post.
ResponderExcluirwww.verdeveggie.blogspot.com