Resenha: O segredo da Livraria de Paris
Oi pessoal, hoje vou comentar sobre a minha última leitura que foi o livro "O segredo da livraria de Paris" da autora Lily Graham da editora Gutenberg.
Valerie tinha três anos quando foi levada de Paris para Londres morar com uma tia que para ela era uma total desconhecida, a Amélie. Ela nunca soube o que aconteceu com os seus pais, ela cresce, estuda e torna-se uma bibliotecária, amante dos livros. Ao fazer 20 anos sua tia resolve contar que seu avô está vivo, mora em Paris e dono de uma livraria.
Surge uma vaga na livraria e Valerie se candidata, sua ideia é descobrir o porque de seu avô ter lhe enviado para Londres e o que aconteceu com os pais dela. Por sorte, ela consegue a vaga e vai morar na livraria. O interessante é que o Sr. Dupont, seu avô, é uma pessoa bem dura, difícil de se relacionar e tudo leva a pensar que o passado dele foi sofrido e difícil.
O interessante é que quanto mais Valerie descobre sobre seu passado, mais ela vai se afeiçoando ao Sr. Dupont e com o tempo ela não sabe como vai revelar a ele que é sua neta, quer esperar o momento certo.
Valerie foi concebida em meio a Segunda Guerra Mundial, é angustiante acompanhar toda a trajetória dela até conseguir descobrir os segredos de seu avô e de seus pais. É uma história triste e bonita ao mesmo tempo. Ela se torna mais triste por sabermos que o pano de fundo histórico foram coisas que realmente aconteceram na Segunda Guerra Mundial.
O que mais gostei na história além do pano de fundo histórico foi do amor a literatura que Valerie e seu avô tem. Em vários trechos eles discutem sobre os livros e muitas referências literárias. A autora consegue nos fazer imaginar a livraria, me sentia dentro da livraria conforme ia lendo e me identifiquei muito com a protagonista por se bibliotecária.
O livro contém apenas 206 páginas e por ser um livro pequeno imaginei que fosse lê-lo rápido, mas demorei uns três dias, pois não é o tipo de história que se devora, ele nos leva a refletir sobre a guerra, no que ela mudou a vida das pessoas que viveram naquela época. A história é muito triste e ao mesmo tempo bonita.
O segredo da Livraria de Paris é uma história comovente e envolvente, impossível não se emocionar com seu desfecho❤
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirNão sei se leria no momento porque não ando muito na vibe de dramas familiares, mas que bom que em poucas páginas o livro passou uma história bonita.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Vanessa!
ResponderExcluirO livro tem 3 coisas que muito me interessam: livraria, Segunda Guerra e segredos! Já tinha visto a capa por aí, mas sua resenha é a primeira que leio. Já quero!
Beijos, Entre Aspas
O livro parece bem legal, pelo menos sua resenha faz ele parecer bem legal haha' Mas não parece muito o tipo de livro que gosto de ver, principalmente se é uma leitura um pouco mais pesada, acaba me deixando bem triste.
ResponderExcluirGravado na Memória
Oi, Nessa!
ResponderExcluirParece mesmo o tipo de história que precisamos ler aos poucos para assimilar tudo e irmos descobrindo o passado junto da personagem. Achei a capa linda, não conhecia o livro, e a premissa é bem bacana, principalmente pela fase em que o mundo se encontrava quando Valerie nasceu. Ótima resenha!!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi Nessa,
ResponderExcluirDesde o lançamento, estou de olho nesse livro.
Se você gostou e se emocionou, só me fez ficar com mais vontade de ler!!!!
Vou ficar de olho nas promoções.
beeeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, gosto demais do gênero e com certeza vai para a minha lista de desejados.
Beijos!!!
http://devoradordeletras.blogspot.com/