[Resenha] Guia de Mecânica Celeste para Damas - Olivia Waite
Oi pessoal, tudo bem? Hoje vou comentar sobre a leitura do livro Guia de Mecânica Celeste para Damas da autora Olivia Waite, publicado em e-book pela editora Harlequin.
Lucy Muchelney acompanhava seu pai nas traduções de artigos em francês sobre astronomia. Na verdade ela não só acompanhava, mas fazia as traduções. Acontece que naquela época somente os homens faziam este tipo de trabalho e as mulheres que faziam não eram reconhecidas ou não usavam seus nomes nas publicações.
Acontece que Lucy perdeu sua companheira e tudo que ela quer é ir para longe, até que ela recebe uma carta da Condessa Moth, querendo uma indicação de alguém para fazer traduções. Lucy cria coragem e vai até a Condessa oferecer seus serviços, mesmo sendo uma mulher.
Catherine St. Day tinha a intensão de concluir um projeto de seu falecido marido contratando um tradutor para fazer a tradução de Oléron. Catherine acaba contratando Lucy só que o financiamento da metade do projeto é recusado, por Lucy ser uma mulher. Ainda sim Catherine paga a metade para que o trabalho continue.
Catherine sempre financiou os projetos quando seu marido era vivo, mas sempre viveu as sombras do marido, nunca obteve a atenção pela arte que fazia. Até que ela conhece Lucy. Logo no começo o envolvimento de olhares que acontece com as duas é inevitável.
Lucy já havia tido outros relacionamentos com mulheres, mas Catherine não, então para ela tudo era uma grande descoberta e um turbilhão de sentimentos que nem ela mesma sabia que existia. A amizade que vai surgindo entre as duas é lindo, e o envolvimento foi inevitável.
Mas a história não é só isso, Lucy quer que as mulheres cientistas tenham o reconhecimento que merecem assim como os homens. E quando o livro de astrologia com sua tradução é publicado, logo vem rumores de que há algo errado.
A história tem um enredo muito bom de ler, retrata bem como era a sociedade em relação às mulheres, seus direitos e deveres e de como muitas mulheres eram estudiosas, astrólogas, biólogas e ninguém sabia. A grande maioria dos livros publicados pelas mulheres eram publicados com seus nomes em siglas para que ninguém desconfiasse que era uma mulher.
A escrita da autora Olívia Waite é linda e gostosa de acompanhar, parece uma poesia. Amei demais a história e de como ela conduziu o romance.
No momento o livro só foi publicado em e-book e está disponível na Amazon, mas torço para que tenha sua versão física, pois a capa é maravilhosa. Já quero ler outros livros da autora.💗
Você conhecia este livro? Gosta de romance de época?
Oi, Vanessa!
ResponderExcluirJá tinha visto divulgação desse livro, mas resenha é a primeira.
Fiquei interessada!
Triste quando as mulheres não podiam ser tudo o que são, né?
Beijooooos
Teca Machado
Casos, Acasos e Livros
Oi Teca,
ExcluirA história é bem interessante, mas o bom é ver protagonistas que lutam pelo seu espaço na sociedade. Bjs
Olá Vanessa,
ResponderExcluirGosto de livros de época e esse parece bem interessante.
Big Beijos,
Lulu on the sky
Oi Lulu,
ExcluirA premissa é muito boa e o desfecho também. Recomendo a leitura. Bjs
ResponderExcluirOi, Nessa! Como vai? Não conhecia este livro. Que bom que você tenha gostado de o ler, espero que seja lançado na versão física. Abraço!
http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Luciano, sim a história é bem interessante e torço para que publiquem na versão física. Bjs
ExcluirOlá Vanessa,
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, gostei muito da premissa e aborda assuntos importantes.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
Oi Marco, Sim. O enredo tem muito da época e de como as mulheres não tinham muito espaço na sociedade, mas as protagonistas são a frente do seu tempo. Bjs
Excluir