Destaques

Livro X Série: 13 Reasons Why

Oi meus amores, hoje eu vou comentar com vocês sobre a minha experiência com a série e a leitura do livro Os 13 porquês.
Quem me conhece sabe que este tipo de assunto não faz muito o meu estilo, leio muito pouco sobre, e séries então, são poucas que eu acompanho. Mas quando vi todo o comentário em torno desta eu fiquei curiosa, e resolvi assistir mesmo sem ter lido o livro.

Conforme fui assistindo a série, foi me batendo uma certa curiosidade pelo livro. Eu já tinha visto o livro por aí, mas nunca foi minha prioridade de leitura, como eu falei antes não costumo ler este tipo de assunto. Foi então que eu resolvi ler. Enquanto eu assistia a série, nas horas vagas (de outras leituras) eu lia este livro, e foi aí que eu vi muita coisa diferente entre um e outro.

Estas diferenças não me incomodaram, mas fiquei bem surpresa enquanto lia o livro, e confesso que gostei mais do livro, porque apesar do assunto ser pesado, a história narrada é mais leve no livro do que na série. 

LIVRO
Resultado de imagem para serie os 13 porques
Falando de forma bem geral, eu gostei do livro. O contexto vocês já conhecem, é uma história para se refletir, e os capítulos são separados pelas fitas que o Clay vai ouvindo ao longo da história. Através das fitas Clay vai conhecendo melhor Hannah, seus problemas e muitos questionamentos surgem. 

Ele ouve todas fitas em um único dia e passa adiante, e no dia seguinte vai para a escola, segue em frente.
Por mais que o enredo seja pesado e triste, no livro eu achei a leitura leve, os fatos são narrados de uma forma bem diferente da série.

O Tony seu amigo vai ter cenas mais importantes no final do livro, quando ele revela como Hannah foi atras dele para conseguir o gravador. Ele apoia o Clay e aqui não tem aquela perseguição, que parece que ele esta sempre atrás do Clay como na série, e a escalada não acontece, eles apenas andam de carro enquanto Clay termina de ouvir a sua fita.

Os pais de Clay aparecem pouco, mas a mãe dele aparece em alguns momentos bem preocupada com ele. Aqui não aparece muito a relação entre eles, nem a questão da justiça e os interrogatórios. Vemos mais como ele se sente ao ouvir as fitas e a preocupação da mãe.

A leitura do livro é rápida, fluida e de uma certa forma leve. Ficamos curiosos pelo final, para saber como tudo vai acabar e o que vai acontecer com as fitas. No livro tudo é mais simples, não temos a visão dos outros personagens que aparecem nas fitas, somente os pensamentos do Clay. Quando ele termina de ouvir as fitas, ele passa adiante, e no outro dia vai para a escola.
Série
Resultado de imagem para serie os 13 porques tony
Eu primeiro assisti a série, então não sabia o que iria encontrar. Achei a série super pesada, e acredito que tenha sido proposital para sentirmos realmente o que a Hannah sentiu.

Muitas coisas na série não acontecem no livro como por exemplo: o carro que Hanna ganha dos pais, as fotos de Hannah no quarto com a colega, Hannah corta os pulsos, Tony conta das fitas para os pais de Hannah, o processo contra a escola, o acidente de carro quem morre é o Jeff, o estrupo de Hannah as cenas são muito fortes, todos os sentimentos dela são mais fortes e enfatizados. Além disso na série os outros personagens ganham mais vida, conhecemos a história de cada um deles, e para completar aqui Clay busca justiça e chega a fazer uma gravação na ultima fita. Gente tem mais coisas, mas não vou contar tudo.
Como vocês podem ver a série conta muito mais coisas, além de fazer um final com margem para uma próxima temporada. Na minha visão o livro terminou bem, mas a série pede por uma continuação. 

No geral eu gostei do livro e da série, é um assunto muito importante que deve ser refletido, e com certeza nos faz pensar sobre nossas atitudes.

E vocês, já leram ou já assistiram? O que acharam?


Obs: Não fiz resenha deste livro, mas se vocês quiserem que eu faça deixem nos comentários.

Comentários
23 Comentários

23 comentários :

  1. Não conhecia o livro e nem a série, aparenta carregar um aprendizado.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nessa!
    Eu amo o livro do fundo do coração, mas gostei mais da série porque ela deu uma abrangência maior nas pessoas citadas nas fitas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que assistir, é tanta gente falando e eu sem tempo kkk

    Beijinhos,
    ♥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que tinha essa série tinha um livro, acho a história bem pesada e por isso ainda não assisti a série, por você ter dito que ela no livro é mais leve, acredito que iria gostar mais da escrita! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. adorei as diferença

    http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    Começei a acompanhar a série, mas não li o livro.
    Todo fala que tem um pouco de diferença entre eles.
    Achei a série um pouco pesada tambem, mas entendi o propósito tambem.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Eu assisti só a série até agora, mas quero muito ler o livro. Adorei sua postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Olá, Vanessa.
    Por tudo o que você comentou sobre a série, por ter mais em quase tudo, eu preferi a série. Coisa rara hehe. E também porque quando li o livro eu tinha acabado de ler outro com o mesmo tema a acabei achando ele bem fraco comparado ao outro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. ótima postagem, foi bom saber as diferenças Eu, por enquanto só assisti ao seriado.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa!

    Eu assisti a serie e gostei muito também, até mesmo das alterações, mas eu também ainda prefiro o livro, ele é bem mais profundo, eu consegui entender melhor a Hanna.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  11. Quero assistir essa serie

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nessa
    Nós já terminamos a série e agora estamos loucas para ler o livro. Alguns amigos falaram sobre essa mesma diferença entre o livro e a série, o que deu mais vontade de ler (parece que vamos gostar mais).
    Gostei muito do seu post.
    Beijos <3
    https://www.youtube.com/gemanas
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa!
    Eu morro de vontade de ler o livro há anos, mas nunca encontrava para comprar (e agora que encontro, estou achando o presos ridiculamente caro hehe). Estou bem curiosa para conferir a serie também, mas como quero ler antes, estou me mantendo afastada (por isso, confesso, não li o post para não pegar spoilers nas comparaçoes)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei da dica Nessa. Apesar de lidarem com uma temática pesada, acho que tanto o livro quanto a série servem como alerta para a sociedade. Tenho muita vontade assistir o seriado. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li o livro por achar o tema pesado e sempre achar que ele me faria bem mal, diante dos meus probleminhas.
    Mas assim que a série lançou não tive escapatória. Achei a série bem pesada, mas bem 'alerta' para as pessoas se tocarem. Ainda não tinha lido nada relacionado a comparação entre série e livro, e gostei bastante do que vc disse, mas fiquei curiosa.

    http://bookecoffee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não se fala em outra coisa nas redes sociais que não seja essa série amiga. Confesso, que apesar de considerar esse tema muito importante e ter ficado feliz, que muitas pessoas estão se sensibilizando com essa história. Não é algo que eu tenho vontade de ler ou assistir, justamente por ser uma temática tão pesada. Mas depois do seu post eu daria uma chance ao livro.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/04/livro-serie-pequenas-grandes-mentiras.html?m=1

    ResponderExcluir
  17. Olá Vanessa, tudo bem?
    Eu já li o livro, mas gostei mais da série. Não sei, talvez por ter sido uma leitura leve, não tenha conseguido me tocar, diferente do que aconteceu quando assisti a série. Algumas mudanças foram necessárias, outras nem tanto, mas eu recomendo ambos.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi
    eu ainda não li e nem assisti a série, mas quero muito ambos, apesar das cenas fortes. Parece ser um ótimo livro e todos elogiam, faz tempo que to com ele como desejado, mas até hoje não consegui comprar.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Nessa!

    Eu não li o livro, mas depois que eu terminei de ver a série eu confesso que fiquei com vontade. De fato, na série é tudo muito pesado e juro que tive vontade de dar uns tapas no Clay pra ouvir tudo de uma vez hehehehehehehe

    Adorei o post, super completo <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei a serie que foi lançada pela netflix e com toda certeza iria ler o livro já que ele é mais detalhado e tenho certeza que eu viria a serie com outros olhos.
    gostei e seguindo.

    https://blogboynews.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Nessa!
    Também achei a série mais pesada que o livro.Talvez porque tudo o que aconteceu com a Hannah a gente acaba vendo mesmo na série,a gente acaba sentindo tudo o que ela sentiu de uma forma bem ampliada.
    Vamos esperar a continuação da série,tô curioso pra onde o desenrolar dela vai levar
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eu li o livro no ano passado e na época gostei bastante da leitura. Com o lançamento da série, comecei a ver alguns comentários criticando aspectos da obra original e hoje acho que se fizesse uma releitura não gostaria tanto. Apesar disso, optei por não assistir à série, pelo menos não no momento. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Vanessa!

    Então, a série foi bem mais dramatizada, condensada e pesada que o livro.
    Clay me deixou nervosa durante a série.
    De uma certa forma, a adaptação foi muito boa, mas não gostei da culpabilização de Hannah direcionada aos outros personagens - principalmente que o livro não mostra o outro lado da moeda, nem do fato da série se contradizer ao mostrar um bom relacionamento de Hannah com os pais, porque isso muda muita coisa. Mas, enfim, eu não tenho conteúdo para argumentar além de algumas linhas.

    Amei seu post.

    Beijinhos.
    Alana Marques
    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.