Destaques

Resenha: A Guerra que Salvou a Minha Vida

A guerra que salvou minha vida é uma história comovente, triste, que nos mostra uma realidade bem difícil de ser lida. Além de ter como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, acompanhamos a história de Ada uma garotinha de dez anos que nasceu com o pé torto e de seu irmão Jamie. Eles tem uma vida difícil, são pobres, e além disso são maltratados pela mãe que não os quer. Ada por ter o pé torto é mais maltratada pela mãe que tem vergonha de sua deficiência.

Ada nunca saiu na rua, passa seus dias sentada na janela de casa, enquanto seu irmão é livre para sair, brincar e conhecer coisas novas. Até que chega o dia em que as crianças terão que fugir de Londres,  e ir para o interior, por causa dos bombardeios. Ada não fugiria com o irmão, pois a mãe diz que ela tem o pé torto e não pode andar. Mas ela dá um jeito e foge escondida com o irmão.

Chegando no destino, Ada e Jamie vão ficar na casa de Susan Smith, que de início fala que não quer ficar com as crianças, alega não estar preparada para cuidar de duas crianças. Susan mora sozinha e nunca cuidou de crianças. Mesmo assim ela faz de um tudo pelas crianças, lhe compra roupas novas, comida, banho e uma cama quentinha para dormir. E ao perceber a deficiência de Ada lhe leva ao médico, e lhe faz curativos no pé.

Ada e Jamie custam muito para aceitar o carinho de Susan, eles pensam que ela não gosta deles, mas ao poucos eles vão aceitando todo aquele carinho e vão construindo uma relação bonita de muito amor e carinho. 

Ada gosta de cavalos, e ao chegar na casa de Susan se depara com um pônei  que tem o nome de Manteiga, tudo que ela quer é cavalgar com o Manteiga e assim ela vai se libertando cada vez mais.

Mas o pior estar por vir, a mãe das crianças vai buscar eles, bem agora que eles estão bem, foram educados, aprenderam a ler, tem comida, são livres. Como tudo irá se desenrolar?
Resultado de imagem para a guerra que salvou minha vida 
O interessante desta história é que a guerra foi o que ajudou Ada a se libertar, a descobrir que seu pé não é feio ou algo ruim, mas uma deficiência que pode ser operado e ela voltar a andar. A guerra ajudou Ada a se libertar da vida em que vivia, da mãe que a maltratava e aprender amar, a aceitar carinho.

A história nos mostra a visão de uma criança diante da realidade em que ela vive, aqui é a guerra. É triste, muito triste ver toda agonia, o desespero diante dos bombardeios, a preocupação que eles tem, acompanhamos toda movimentação da cidade diante dos acontecimentos. Mas apesar de tudo isso, é nesta realidade que os dois irmãos estão vivendo a melhor da fase da vida deles.

É um livro comovente, uma história de superação. Me afeiçoei muito às crianças, porque mesmo nesta realidade difícil eles não desistem, são crianças fortes. É uma história linda, bem escrita, com os capítulos bem amarrados. Algo que gostei é que os capítulos são curtos, e você acaba lendo super rápido. E o final me surpreendeu, foi lindo.

Acho que eu nem precisaria dizer que a diagramação está perfeita, como sempre a Darkside capricha muito. O livro está lindo, a capa tem tudo a ver com a história, as letras estão num tamanho ótimo para leitura e as páginas são amareladas. Vale muito a leitura. Leitura Recomendada 






Comentários
23 Comentários

23 comentários :

  1. Gostei muito da sua resenha amiga e achei o enredo bem interessante sim. Mas eu estou fugindo de histórias tristes no momento.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/04/top-5-barbara-dias.html?m=1

    ResponderExcluir
  2. de vez em quando precisamos de um pouco do interior de nossa criança para que possamos sobreviver á algumas coisas né?

    amei sua resenha :)
    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu quero muito ler esse livro... Não só por ter uma edição linda - o que realmente faz nós, leitores, ficarmos curiosos -, mas também porque a sinopse e sua resenha me deixaram bastante curiosa, hehe.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa, tudo bem?
    Essa edição está linda demais mesmo, a capa é perfeita.
    Eu não li ainda, mas estou louca para ler desde o lançamento.
    Pelo que li me lembrou muito A Menina que roubava livros.
    Mas enfim, a sua resenha está ótima, me passou muito bem o livro, parabéns *-*, só aumentou ainda mais minha vontade de ler. Eu com certeza vou me apegar as crianças também, e torcer para que fiquem bem <3
    Beijos, seguindo aqui *-*
    http://linegoettems.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, tudo bem? Eu amei esse livro, um dos melhores do ano até agora, e eu achava que seria algo mais difícil de ler, mas adorei os personagens, principalmente a Susan! me surpreendi positivamente com o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Esse livro promete,tô pirando nele desde o lançamento.
    Adoro livros com essa temática de guerra,nos fazem refletir e ver o quanto esse período foi complicado.
    Já vi que promete muita emoção e gostei de ver que não lembra em nada A Menina Que Roubava Livros,estava preocupado com isso!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Suas resenhas são sempre tão incríveis, amo passar por aqui e ver indicações tão boas! Amei conhecer esse livro. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tô doida pra ler esse livro e a sua resenha me deixou ainda mais animada!
    Eu adoro livros que se passam na Segunda Guerra, eles sempre me marcam muito... e normalmente se tornam favoritos da vida! Tô sentindo que com este não vai ser diferente!


    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa,

    Parece ser uma leitura muito interessante e emocionante.
    A DarkSide sempre publica livros maravilhosos.
    Vou por na minha lista.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OI, Nessinha. Tudo bem?
    Esse livro é de uma beleza incrível! Me emocionei tanto com a história. Ada sem dúvida é uma heroína, uma inspiração.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeltras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Vanessa.
    Eu quero muito ler esse livro. A edição deve ser de arrasar, assim como todos da editora. Eu tenho um carinho especial por livros que se passam durante a Segunda Guerra. E já fiquei comovida com a história deles, tenho certeza de que vou gostar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi
    eu quero ler esse livro, a história parece ser emocionante, se passa na segunda guerra e a capa é linda. Estou mega curiosa para conhecer essa personagem e ver ela se tornando livro aos poucos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. essa edição está maravilhosa,amei,beijos.

    http://blogdamaryoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa!

    A edição desse livro e maravilhosa, mas não sei se quero ler agora, li algumas resenhas e notei que pessoal se emocionou bastante, mas não estou nessa vibe agora, que bom que gostou do livro.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha Nessa. A história desse livro parece ser emocionante e aprecio tramas que retratem a Segunda Guerra Mundial. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  16. As histórias que tem como pano de fundo as guerras costumam mexer muito comigo.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
  17. Achei a historia bastante interessante... nunca li alguma história tendo como base a segubda guerra! Acho que esse serua um bom começo! !

    Blog: http:// infinitoparticulardoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nessa!
    A Darkside arrasou nessa capa. Ela está muito fofa.
    Umas amigas de um clube que participo decidimos ler esse livro esse mês. Ainda não comecei mas já sei que vou me emocionar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nessa! Tudo bem? Eu acho bem bacana livros ambientados em guerras, então me interessei pelo livro. Sem falar que a capa é muito linda! *--*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Nessa.

    Que sorte a sua ter lido esse livro.
    Estou louca por ele!
    Amei sua resenha.

    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente preciso dizer: Você arrasou nesta resenha. Sabe quando está lendo algo sem conseguir se desconcentrar em momento algum porque a leitura te prende demais? Foi isso o que aconteceu.
    Você conseguiu fazer os meus sentimentos oscilares nesta resenha. No início fiquei triste e com raiva pelo o que a mãe dela fazia e depois fiquei feliz por estarem conseguindo realmente viver e principalmente, por encontrarem alguém capaz de amá-los. Se eu sentir tudo isto lendo a resenha, não consigo nem imaginar como será lendo o livro porque sim eu vou comprá-lo, já até coloquei na minha lista de livros para comprar urgentemente.
    Muito obrigada pela dica, sua resenha ficou maravilhosa.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  22. Olá Nessa, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas amei a indicação. Gosto de livros que se passam em meio a guerra, e percebo que esse é bem diferente, afinal, a guerra foi a oportunidade que a Ada precisava. Amei a resenha, e já está na lista.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Nessa, tudo bem?
    Esse livro está na minha listinha. Geralmente livros, filmes e séries sobre a guerra chamam minha atenção :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.