Destaques

Resenha: O Clube de Leitura de Jane Austen

O Clube de leitura de Jane Austen é um livro que vai contar a história de cinco mulheres e um homem que se reúnem para conversar sobre os livros de Jane Austen.

A ideia do grupo surgiu por Jocelyn, e é ela quem convida os outros para participarem do grupo. Ao longo da leitura vamos descobrindo como isso aconteceu. Os outros participantes são: Sylvia e sua filha Allegra, que já eram amigas e conhecidas de Jocelyn. Prodie, Bernadette e Grigg o único homem do grupo.

Eles se encontram uma vez por mês, e cada vez o encontro é na casa de um deles, a pessoa que realiza o encontro na sua casa é quem faz a mediação do livro escolhido. O interessante é que cada um deles tem uma história a nos revelar, e conhecemos a ligação de suas vidas com os livro de Jane Austen. Os livros debatidos são Orgulho e Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidades, Emma, A Abadia de Northanger e Mansfield Park. São seis pessoas, seis livros.

A narrativa é em terceira pessoa e os capítulos são divididos pelos meses do ano e as obras de Jane Austen. Conhecemos mais sobre cada integrante do grupo quando o encontro é na casa dele, pois o capítulo narra o presente e o passado deste integrante e como sua vida tem relação com as histórias de Jane Austen.
Resultado de imagem para livro o clube de leitura de jane austen
O livro é cheio de citações dos livros de Austen e é muito bom de acompanhar as reflexões do grupo sobre os personagens  dos livros. Eu ainda não li todos os livros da autora, mas ao longo desta leitura fui ficando cada vez mais curiosa para ler.

Quem acompanha aqui o blog deve ter visto que este livro apareceu nas leituras do mês de fevereiro e março, porque eu iniciei a leitura em fevereiro  e a leitura não fluía. Fiquei duas semanas com o livro, e a leitura não andava, até que eu decidi interromper a leitura e retomar em outro momento. Em março eu retomei a leitura e por incrível que pareça, li em um dia. Acho que isso aconteceu por conta da narrativa da autora, confesso que achei cansativa e em alguns momentos eu não entendia a história, eu tinha que voltar e reler algumas partes. O passado e o presente dos personagens se confundiam, e em alguns momentos eu me via perdida na história. O engraçado foi que quando eu voltei a ler o livro, eu compreendi melhor a história e até gostei. Eu pensei que minha resenha fosse ser mais negativa, e que eu diria que o livro não foi o que eu esperava, no entanto, quando retomei a leitura eu tive um outro olhar sobre a história e gostei muito, até reli umas partes e minha opinião mudou totalmente. Por isso gente, acho que às vezes quando uma leitura não flui é bom parar e pegar outro livro para ler, pois às vezes não é o momento para tal leitura e num outro momento a leitura pode ser mais prazerosa, foi o que aconteceu comigo.

Por fim o livro me conquistou, e me deixou com um gostinho de querer reler ele em um outro momento, quem sabe depois que eu ler todos os livros da Jane Austen.



Comentários
24 Comentários

24 comentários :

  1. Aaaah! Adorei a resenha e fiquei super curioso pra ler o livro! Esse livro tem uma adaptação, né?
    Beijos,
    Squadofreaders.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa, tudo bem?
    Acho que isso é normal, as vezes não consigo focar em uma história (boa, por sinal) e assim levo semanas pra terminar.
    Não conhecia o livro, mas achei a proposta bem legal. Mesmo com os pontos negativos, tentarei dá uma chance.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que no fim você se acostumou com a escrita da autora e conseguiu se conectar melhor com a história! Eu nunca li nada da Jane, só assisti Orgulho e preconceito, então imagino que eu ficaria um pouco perdida na leitura, então prefiro nem arriscar, pelo menos não por enquanto!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua resenha amiga. Seu post me lembrou que já faz tempo que eu ler os livros da Jane.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/04/dulce-maria-dm.html?m=1

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei a resenha! Esse livro parece ser ótimo para os fãs da autora... Espero poder lê-lo algum dia!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    Adorei a resenha! Já tinha ouvido falar do livro mas não sabia exatamente do que se tratava. Me identifiquei quanto à começar a ler um livro, a leitura não fluir e eu só terminar meses depois.. Acontece!

    Abraços,
    tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa! Que pena que a narrativa é um pouco cansativa, eu só vi o filme e longa é muito bom, gostosinho de assistir! Quem sabe em outro momento vc curte mais mesmo.

    Bjs Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Ooi Nessa, tudo bom??
    Incrível como precisamos ler o livro no momento certo né,
    Li apenas Orgulho e Preconceito e morro de vontade de conhecer as outras obras e conseguir relacioná-las com esse livro que parece ser ótimo \o/
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  9. Não conheço o Clube de literatura de jane, mas adorei a capa *---*
    Sua resenha ficou muito boa!
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
  10. que genial esse livro, sou mega fã da jane , e preciso adquirir com certa urgência esse livro. amei a resenha, muito esclarecedora beijos

    Taynara Mello
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Nessa! Estou ansiosa para ler O Clube de Leitura de Jane Austen! O filme é uma graça! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa, sua linda, tudo bem?
    Jane Austen é minha Diva literária, adoro todos os livros dela. Eu vi o filme desse livro e adorei. Deu vontade de participar de um clube assim também, risos.. Que bom que lendo em outro momento você gostou da leitura. Estou empolgada para ler também. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nessa!
    Eu assisti a adaptação e gostei muito. Pelo que vi, ela é um pouco diferente do livro. Ainda assim quero ler porque eu amei demais!
    É bem paia mesmo quando a leitura não flui. Geralmente eu largo e volto depois hahhahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa,
    Sou fã de Jane Austen e estou bem curioso para conferir esse livro. Achei a premissa bem interessante e original.
    Tão ruim quando a leitura não rende, né? Mas o melhor a fazer é largar por um tempinho e continuar depois.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! nunca li os livros da Jane Austen, mas já assisti os filmes.
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Vanessa.
    Eu li algumas resenhas desse livro e algumas foram positivas e outras negativas. Acho que tem livros que não é a hora certa de lermos mesmo, porque já aconteceu comigo de ler um livro e não gostar e depois reler e acabar gostando. Eu tenho interesse nele. Acho bem legal isso da autora relacionar cada livro com os personagens.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Oi
    parece ser uma obra diferente, que bom que depois deu uma nova chance a leitura e que ela fluiu, nunca li nada da Jane Austin e estou um pouco por fora desse mundo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Vanessa!

    Estou coma edição de luxo da Jane Austen aqui em casa, mas ainda não li nenhum dos três livros,preciso tomar vergonha na cara, eu adorei a capa desse livro e uma fofura, e gostei da premissa também.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  19. Oi Vanessa, tudo bem?
    Gostei muito da sinceridade da sua resenha, e concordo com você em relação ao que fazer quando a leitura não flui bem. Eu tenho loucura de ler este livro, pois sou fã da Jane e já li quatro dos livros citados. Eu já assisti ao filme de mesmo nome umas trezentas vezes e adoraria ter um clube de leitura assim. Já coloquei no meu carrinho da Amazon. Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Vanessa! Tudo bem?
    Também já aconteceu comigo de abandonar a leitura de um livro por um certo tempo e quando o peguei de novo para ler, a leitura fluir totalmente e funcionar para mim, diferente de antes.
    Gostei da sua resenha, principalmente pela sua sinceridade, mas confesso que não o leria, não sei ao certo o porquê.

    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  21. Eu vi o filme, achei super fofo. Estou louca pra ler o livro agora, com a sua resenha. Show!
    Larissa

    https://laryrumiantzeff.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Nessa!
    Amei demais a proposta do livro!
    Mas verdade seja dita:essas idas e vindas e voltando ao presente dos personagens pode dar um nó na cabeça dos leitores.Ainda bem que deu uma pausa nele e quando voltou pode aproveitar melhor a leitura :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Sua resenha está ótima,não sou muito fã da Jane,não me identifico muito com a leitura,mas reconheço que os livros são ótimos :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.