Destaques

Top 10: dicas para ler mais

Oi meus meus amores, reuni algumas dicas de como ler mais. Muitas pessoas me perguntam como leio tanto, e olha que eu nem leio muito, conheço pessoas que leem bem mais. O segredo de tudo é se organizar, e manter um ritmo, se você gosta de ler o resto é fácil.


1. Leia
Isso mesmo que você leu, leia. Às vezes vejo as pessoas reclamando que leem pouco, mas isso acontece porque não lê. Você precisa deixar tudo, e ter seu momento de leitura. Se organize, e priorize seu momento de leitura.

2. Tenha um momento para leitura 
Você precisa se organizar, e ter um momento para leitura. Aquele momento de lazer, que você sabe que terá em casa, se programe. Eu por exemplo, tenho programado às noites, leio toda noite. Claro que leio em outros horários também, mas caso eu tenha um imprevisto durante o dia e não tenha tempo para ler, sei que à noite eu tenho aquele meu horário de leitura. 
Você precisa se conhecer e saber qual o horário que você rende mais, cada pessoa tem seu horário, eu adoro ler pela manhã e à noite, mas às vezes à noite eu não rendo muito, porque estou cansada. Então quando tenho tempo eu leio pela manhã, principalmente nos fim de semana.

2. Evite as redes sociais
Resultado de imagem para redes sociais e livros tumbl
Quando você estiver no seu momento de leitura, largue o celular, evite as redes sociais. Sei que às vezes bate aquela tentação de ver se tem algum recado, ou notificação. Mas se coloque uma meta. Por exemplo, vou ler 1 hora sem parar, depois veja os recados. Você vai ver que a leitura vai render bem mais, pois não ficará interrompendo a leitura.

3. Carregue um livro ou um e-reder
Gente, se vocês carregarem sempre um livro, vão ver que irão ler mais, pois nas horas que não tiverem nada pra fazer, vai acabar lendo. Isso acontece muito comigo, mas eu já tenho este costume. Eu posso até saber que não terei tempo de ler no dia, mas levo um livro junto.
Isso eu faço direto, tenho aula o dia todo (para quem não sabe eu curso o 6 semestre de biblioteconomia), ás vezes acontece de um professor não vir, ou no horário do almoço eu tenho 1 hora vaga, eu aproveito para ler, eu percebi que aumentou meu rendimento. 

4. Lei a todo momento
Leia sempre que der, numa fila, no ônibus, nos intervalos da aula, no horário do almoço, ou em qualquer momento que você esta lá sem nada pra fazer, aproveite seu tempo. Acreditem, as minhas horas vagas estão rendendo muito, pois estou lendo, terminei vários livros nestas horinhas vagas. Eu adoro ler no ônibus e ultimamente tenho aproveitado muito meus horários de almoço e antes da aula. Tenho dias que almoço e a aula da tarde começa só às 14h, eu adoro estes dias eheheheh, aproveito para ler. 

5. Tenha uma meta
Se você quer ler mais, se coloque uma meta de leitura. Claro, não vai querer dar um passo maior que as pernas, comece de vagar. 
Eu comecei lendo um livro por semana, agora quero aumentar minha meta para dois, nem que seja um livro e um conto. Eu não leio muito por causa da faculdade, já tive anos que eu lia 14 livros por mês, mas como a faculdade me exige estudo, tenho provas e vários artigos para escrever e pesquisas, estou lendo o que meu tempo permite, e pra mim até que está bom. No momento leio em torno de 5 livros por mês.

6. Leia o que realmente quer ler
Imagem relacionada
Se você escolher um livro que realmente quer ler, que está interessado, a leitura vai ser mais prazerosa e rápida. Leia por prazer, o que quer ler e não por obrigação. Quando você lê por obrigação a leitura não flui.

7. Abandone a leitura do livro que não está fluindo
Resultado de imagem para livros tumblr
Tem muitas pessoas que já ouvi comentarem que não conseguem abandonar uma leitura. Eu mesma já fui assim, mas não tem porque eu me obrigar a ler um livro que não estou gostando, às vezes não é o momento para aquela leitura. Se você deixar para depois um livro que não está rendendo e pegar outro, com certeza vai render mais seu momento de leitura.

8. Anote suas leituras
Resultado de imagem para livros tumblr
Isso funciona pra mim, então minha dica é anote em um caderno os livros que já leu, ou escreva em um blog, marque no skoob suas leituras. Faça como achar melhor, mas isto com certeza vai lhe incentivar a ler mais. Eu tenho o costume de anotar e colocar no blog. Se você olhar aqui na lateral tem uma listinha de quantos livros eu já li até agora, gosto de ter este controle e de me programar.

9. Conheça seu gosto literário
Resultado de imagem para livros tumblr
É importante se lançar em novas leituras, mas se você quer ler mais, se organize para ler livros de gêneros que você mais gosta, que a leitura vai fluir. Eu por exemplo, leio mais romance de época, pois é o gênero que eu mais gosto. Adoro outros tipos de livros, mas não leio o que sei que não vai fluir. Tem muitos livros na modinha que às vezes acabam nos influenciando, mas cuidado, nem tudo que os outros gostam, nós vamos gostar.

10. Leia por prazer
Imagem relacionada
Antes de qualquer coisa você precisa gostar de ler, e ler por prazer e não obrigação. E vale ressaltar aqui, a quantidade de livros vai ser uma consequência do seu hábito de ler, então não se preocupe com quantidade, números. Conforme você for praticando, aos poucos suas leituras irão aumentando. Eu mesma, levava dias para ler um livro, mas conforme fui lendo, fui gostando e aumentando a quantidade de livros por mês. 

Todas estas dicas que eu dei aí em cima, eu pratico, mas eu já tenho o costume de ler, de carregar um livro na bolsa, de aproveitar as horas vagas, isso faz parte da minha rotina. Espero que eu tenha ajudado com estas dicas. Deixem nos comentários como vocês leem, suas rotinas.

Espero que vocês tenham curtido.

Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Adorei as dicas, eu sou apaixonada por livros *-*

    Mas confesso que não consigo ler online, sou apegada a livros físicos mesmo.

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  2. As dicas são otimas !

    Mas meu dia teria que ter 48 horas pra eu poder pegar um livro pra ler :/

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Adorei as dicas! Agora que mudei de escola está bem puxado e não ando conseguindo ler muito...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vanessa.
    Vi dica para ler mais ejá estou dentro. Porque se pudesse lia um livro por dia ou mais hehe. Adorei todas as suas dicas, acho que faço todas elas. E acrescento uma, prioridade. Eu dou prioridade para leitura, mas tem muita gente que fala que não consegue ler mais que a prioridade não são os livros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Amei demais seu post, gosto muito de ler livros na parte da noite, antes de dormir. Suas dicas são fundamentais para uma boa leitura! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas Nessa. Eu leio mais no metrô e no ônibus do que em qualquer outro lugar. Assim como você, trabalho e estudo e sei como o nosso tempo é escasso, por isso aproveito meus momentinhos de folga. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nessa!
    Sou super a favor do desapego ao livro que não está fluindo. A vida é muito curta e a lista de leitura muito grande pra ficarmos presos a livros que estamos empurrando com a barriga.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas amigas, inclusive a maioria delas eu já uso no meu cotidiano. É muito importante reservar um momento pra leitura, criar metas e evitar distrações, isso sempre me ajuda muito. Claro, ler um assunto que nós realmente gostamos faz toda a diferença.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/05/resenha-do-filme-nerve-um-jogo-sem.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Acho que o que mais impede de ler mais são as redes sociais.Sempre bate aquela tentação de pegar o celular e dar uma espiada nas notificações kkkkkkkkkk
    Sou que nem você,carrego um livro sempre comigo e aproveito as brechas pra ler,principalmente no ônibus.
    Antigamente eu me recusava a abandonar uma leitura,mesmo que ela não tivesse fluindo,mas atualmente mudei meu conceito.
    E claro,temos que ler por prazer sempre!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu sigo todas essas dicas, olha como eu to desempregada eu ando lendo pra caramba ultimamente, já termino um e já pego outro e leio e-book também revezando com livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa.
    Eu adorei as dicas. É bem por aí mesmo. Temos que nos acostumar com a leitura aos poucos, ir descobrindo os gêneros que nos apetecem mais, ir criando uma rotina de leitura e quando vemos estamos lendo muito! Valeu amore.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.